Seminário de cuidado com a vida já está sendo vivenciado pelos comunicadores e articuladores



Jovens estiveram reunidos em São Leopoldo
04 Junho
2017
Escrito por: Felipe Michelon Padilha
Publicado em: Regional
Jovens estiveram reunidos em São Leopoldo Daiane de Carvalho Madruga

A divulgação e articulação do Seminário de Práticas de Cuidado com a Vida já está sendo gestada e vivenciada na caminhada dos articuladores e comunicadores da juventude gaúcha. O encontro regional, realizado no final de semana, 03 e 04 de junho, em São Leopoldo, reuniu 20 lideranças juvenis das dioceses do Rio Grande do Sul, em preparação à ação que é pioneira no Brasil, e será realizada nos dias 26 e 27 de agosto, em Santa Maria.

Na manhã de sábado, os jovens foram convidados a refletir a partir da leitura orante da Conversão de Paulo, retratada no livro dos Atos dos Apóstolos. A partir daí foi recordada a caminhada do trabalho de evangelização juvenil, sobretudo na estrutura eclesial.

À tarde, os comunicadores e articuladores participaram de um “workcoffee” espécie de bate-papo em pequenos grupos sobre as realidades e as formas ideais trabalho com os padres, bispos, coordenadores de pastorais, grupos de jovens e com o próprio Setor Diocesano da Juventude. No final do dia, um quiz dividiu a galera em cinco grupos para responder questionamentos e tirar dúvidas sobre o Seminário, a partir do plano bienal do Serviço de Evangelização da Juventude.

Elencar prioridades foi a tarefa entregue aos jovens na noite de sábado. Eles tiveram de listar ações e reações de práticas comunicativas e de articulação a serem implantadas no regional, nos setores juventude e em meio ao clero para dinamizar o Seminário de Práticas de Cuidado com a Vida. Uma vigília trouxe presente a Conversão de Paulo a partir de sua própria visão, também descrita nos Atos.

A galera despertou na manhã do domingo e celebrou a Missa de Pentecostes, presidida pelo padre Rudinei  Zorzo, referencial do Setor Juventude da diocese de Caxias do Sul. Novamente, por grupos, os jovens justificaram as ações e reações elencadas na tarefa do dia anterior. Daí surgiram ideias para a comunicação a partir de vídeos, memes, gif’s e outros materiais informativos, além da articulação com os públicos eclesiais.

A coordenadora do Serviço de Evangelização da Juventude, irmã Zenilde Fontes, deu sequência ao encontro, de onde brotaram ações práticas a serem colocadas em prática tanto na vida das dioceses, quanto no regional, numa dimensão de comunhão e participação.

Pioneiro no Brasil, o Seminário de Evangelização e Práticas de Cuidado com a Vida será realizado em Santa Maria, com o objetivo de mostrar as ações realizadas nas 18 dioceses do Rio Grande do Sul, no âmbito do cuidado com a vida. Esse tema é um dos eixos transversais do plano bienal de evangelização da juventude gaúcha para os anos de 2016 e 2017.

Lida 311 vezes

Notícias por Diocese

Últimos Eventos


Sem eventos

Apoiadores