E aí tchê
Em missão pela vida
FacebookTwitterInstagramYouTube

INTEGRA 2021: “Precisamos entender sobre o sentido na vida”, diz Padre Valdecir

Publicada em 02/06/2021

  • INTEGRA 2021: “Precisamos entender sobre o sentido na vida”, diz Padre Valdecir

Adoração ao Santíssimo, momentos de partilha, testemunhos, música e momentos formativos rechearam a edição 2021 do INTEGRA, realizada no dia 22 de maio com transmissão pelo Youtube do Jovens Conectados.


Esta foi novamente uma edição online do Encontro Nacional de membros do Setor Diocesano de Juventude (INTEGRA), realizado pela Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, sempre à serviço da evangelização dos jovens.

A inspiração para o tema veio da Exortação Apostólica Pós-Sinodal Christus Vivit, convidando os jovens a vive com autenticidade, confiantes no Amor de Deus e na ação do Espírito Santo: “Plenamente tu mesmo” (CV 107).

“Sentido da Vida e Felicidade”

Na parte da tarde, a condução do evento foi feita pela assessora da CEPJ Irmã Valéria Andrade Leal e a jovem Mariana Ignácio membro da CEPJ. Na abertura, Dom Nelson Francelino, presidente da Comissão Episcopal marcou presença e falou da alegria em participar. “Que alegria estar com as juventudes espalhadas pelo Brasil inteiro nesses momentos difíceis, que bom poder estarmos juntos e dizer ‘ninguém separa a mão de ninguém, tamo junto’. É preciso trabalhar com coragem, amor, carinho e afetividade para quem esteja disposto a dar a vida pelas nossas juventudes”.

Os jovens Michelle Gonçalves, Vinícius Raposo e Leila Parma falaram sobre a Primeira Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe e a formação da Juventude. “A Igreja de toda América Latina e Caribe está tentando vivenciar o processo de escuta da Assembleia Eclesial e, claro, as juventudes brasileiras não poderiam ficar de fora. Dessa forma, começamos a nos questionar por quais meios poderíamos chegar a vários jovens brasileiros e como motivá-los a também darem suas contribuições. Sendo assim, vimos o Integra como uma excelente oportunidade de nos comunicar diretamente com jovens lideranças nas mais diversas (arqui)dioceses de nosso país. De fato, foi uma experiência incrível estar sábado à tarde falando com nossos jovens, explicando de que se tratava essa Assembleia Eclesial, quais as estratégias da Pastoral Juvenil Latino-Americana para a participação dos jovens e como cada um ali poderia participar”, comentou Vinícius.

O momento formativo contou com a participação do Pe. Valdecir Ferreira (Diocese de Apucarana) com o tema “Sentido da Vida e Felicidade”. Disse padre Valdecir:

       “Quando pensamos em sentido da vida sempre pensamos em algo muito amplo, e em primeiro lugar é preciso fazer uma distinção entre esses conceitos: o sentido DA vida e o sentido NA vida. Trabalhamos por toda a nossa vida pensando que conquistamos o sentido DA vida e este é um erro. Como um quebra-cabeça que é composto por pequenas peças que se encaixam, essas peças são como experiências vividas no dia a dia, sejam realizações ou frustrações, quando unidas, dão um sentido NA vida. Cada um tem experiências e vive em uma intensidade diferente, então se pensarmos que a cada dia encontramos sentidos há uma indicação de continuidade, de um processo. Se eu fiz uma prova na faculdade e fui muito bem, isso é um sentido de realização e felicidade, e ela é momentânea, transitória e passageira. Quem busca a felicidade total em um único momento se frustra e sim, é preciso viver a frustração para chegar ao amadurecimento”.

Fonte e Foto: jovensconectados.org.br

E aí tchê

Subsídios

© 2017 - E aí tchê Site produzido pela Netface