E aí tchê
Em missão pela vida
FacebookTwitterInstagramYouTube

REGIONAL SUL 3 AVALIA O TRIÊNIO 2018-2020

Publicada em 16/03/2021

  • REGIONAL SUL 3 AVALIA O TRIÊNIO 2018-2020

No sábado, 13/03, Assessores, Articuladores e Comunicadores de 16 dioceses do RS reuniram-se, de forma on-line, para avaliar os trabalhos e processos de evangelização da juventude, do triênio “Ide – Em missão pela vida”. 


     Em dois momentos distintos, na manhã e tarde do sábado (13/03), assessores eclesiásticos e adultos, e assessores jovens, articuladores e comunicadores das dezoito dioceses do Rio Grande do Sul se reuniram. No intuito de fazer memória e avaliar o triênio 2018 - 2020, os protagonistas do processo de evangelização, utilizaram-se de plataformas digitais para se encontrar.

     Na parte da manhã, assessores adultos e eclesiásticos de 16 dioceses foram conduzidos à uma reflexão sobre o tempo. As Irmãs e Assessoras Jucéli e Maristela refletiram sobre os tempos atuais e como a vida se transforma a partir dele. Seguindo, Dom Adelar, Bispo Referencial da Juventude no estado do RS, deu as boas-vindas a todos os assessores e reforçou o papel fundamental de todos no acompanhamento da juventude.

     Trazendo uma bela e forte reflexão sobre a Esperança, Dom Amilton, Bispo Referencial da Juventude no Brasil e responsável pelos estados do sul do país, também se conectou com o grupo. Reforçando o peso da pandemia sobre a juventude, o bispo comentou que “já existia um peso sobre o jovem, por não encontrar o sentido da vida. “Agora, vem a sociedade colocar uma culpa coletiva sobre o jovem, devido à pandemia”, comentou o prelado. Esta fala motivou a reflexão sobre o reavivar a esperança em uma juventude que está desacreditada. O Bispo reforçou que é preciso reavivar o dom da esperança: “precisamos puxar a esperança do céu”, completou.

     O grupo de assessores finalizou a primeira etapa da assembleia fazendo memória aos trabalhos de evangelização que ocorreram no período de 2018-2020. Através da análise dos eixos e processos de trabalho do triênio fizeram um momento de debate e escuta das realidades diocesanas. Ao fim,  Dom Adelar reforçou a mensagem inicial comentando que os assessores são “portadores da Boa Esperança”.

     Já no período da tarde, assessores jovens, articuladores e comunicadores se reuniram para a sua assembleia. Inspirados pela mensagem da esperança, iniciaram o encontro com uma animação e momento de oração. O Bispo Referencial estadual fez questão de unir-se aos jovens para também acompanhá-los neste processo.

     PO encontro seguiu com um breve histórico e relato das atividades e processos de evangelização, contados pela equipe de formação. Este momento foi de extrema importância, pois muitas das equipes diocesanas estiveram presentes com novos membros. Seguiram verificando as avaliações respondidas pelas dioceses e verificando possibilidades de processos de evangelização para o próximo plano.

     Para finalizar o encontro, Irmã Valéria, da equipe da Pastoral Juvenil Nacional da CNBB conectou-se com o grupo para uma conversa sobre manter-se perseverante no trabalho, em meio à pandemia. Utilizando as virtudes de São José, a religiosa conduziu os jovens à uma meditação sobre a importância de seu trabalho no processo de evangelização da juventude e sobre manter-se esperançosos.

     Ao final, a equipe de formação, conduzida pelo Padre Neilor Schuster reforçou a importância das dioceses manterem-se conectados com as estâncias juvenis. Além disso, fez memória sobre os importantes passos dados na evangelização do estado, pois trabalhar políticas públicas e ecologia integral em um grupo de juventudes tão diversas trouxe frutos e olhares diferentes à Igreja.

     A Assembleia regional se finalizará em maio deste ano com um encontro em conjunto onde, assessores eclesiásticos, adultos e jovens e articuladores e comunicadores se reunirão para traçar passos do plano de evangelização. As ideias e os projetos serão levados ao Encontro de Revitalização Nacional, que está previsto para fevereiro ou março de 2022, no Rio de Janeiro.

Confira outras imagens

E aí tchê

Subsídios

© 2017 - E aí tchê Site produzido pela Netface