E aí tchê
Em missão pela vida
FacebookTwitterInstagramYouTube

EaíTchê realiza primeira Reunião Presencial

Publicada em 21/05/2020

  • EaíTchê realiza primeira Reunião Presencial

 

Na manhã do dia 14 de Março, ultimo sábado antes de iniciarmos a política de isolamento social que a pandemia do Novo Corona Vírus nos obrigou, iniciava-se no Centro de Espiritualidade Cristo Rei (CECREI), em São Leopoldo o Encontro de assessores, articuladores e comunicadores diocesanos do Regional Sul 3 da CNBB. Estiveram reunidos representantes de todas as Províncias Eclesiásticas do estado a fim de dar continuidade ao serviços prestados às juventudes do Rio Grande do Sul. Era o primeiro momento do Serviço de Evangelização da Juventude gaúcho sob a coordenação do Pe. Neilor Schuster, pertencente ao clero da Diocese de Montenegro.

A temática do primeiro encontro do ano, como de praxe, foi o Cuidado. O objetivo é que exista um ambiente propício para que se possa olhar com atenção os jovens e os adultos que estão na frente do Setor Juventude em cada diocese.

O novo coordenador, durante a manhã de sábado, convidou todos os presentes a refletir sob a luz do Evangelho do Bom Samaritano, algumas  perguntas: “Como me sinto quando cuido?”, “Como me sinto quando sou cuidado?”

Na parte da tarde, os membros vindos de diversas dioceses do estado foram separados em dois grandes grupos: o dos assessores, acompanhados pelo Pe. Neilor Schuster e Ir. Maristela (diocese de Cruz Alta), e dos articuladores e dos comunicadores, acompanhados pelos assessores jovens Andréia Kunz (diocese de Novo Hamburgo), Jonatas Menezes (diocese do Rio Grande) e Marina Cioato de Lima (diocese de Caxias do Sul). A atividade consistia em formar e detalhar melhor o papel de cada função, dúvidas foram levantadas e cada diocese pôde expor um pouco mais os processos de evangelização da sua realidade.

A tarde de sábado ainda contou a assessoria do Pe. Ezequiel Harold (diocese de Novo Hamburgo) que refletiu sobre a exortação apostólica pós-sinodal do Christus Vivit e em seguida, a psicóloga Mariana Fonseca Sparremberger (diocese de Novo Hamburgo), contribuiu com um debate sobre a Prevenção do Suicídio e painel de perguntas referente ao tema, sendo um momento muito frutuoso, de valorização do cuidado com a vida dos jovens.

Ao final do dia, Adriano Bittencourt (diocese de Osório) concluiu as atividades conduzindo um momento de oração com uma mística voltada também para o cuidado com a vida, sobretudo, as dos jovens da sociedade atual.

Durante a manhã do dia 15 de março, após presidir a celebração, Dom Adelar Baruffi, bispo de Cruz Alta e referencial da juventude no estado, propôs que os jovens se debruçassem em compreender e trazer para suas realidades a Campanha da Fraternidade de 2020 cujo tema é  “Fraternidade e Vida".

Na conclusão do encontro, buscando fazer memória do triênio que vivemos a equipe de formação trouxe alguns aspectos importantes para o último ano do “IDE EM MISSÃO PELA VIDA”. Os participantes foram distribuídos em grupos para que pudessem partilhar o que já foi vivido por cada diocese e quais são as expectativas para os setores juventude diocesanos do estado para o ano de 2020.

Os 35 participantes voltaram às suas dioceses com muitos desafios no horizonte das realidades em que vivem, mas com muita motivação para seguir caminhando junto ao Serviço de Evangelização da Juventude do RS que segue como sinal da comunhão e participação das juventudes gaúchas e suas ricas diversidades.

Fonte: EaíTchê

E aí tchê

Subsídios

© 2017 - E aí tchê Site produzido pela Netface