E aí tchê
Em missão pela vida
FacebookTwitterInstagramYouTube

Serviço de Evangelização da Juventude reúne lideranças diocesanas

Publicada em 19/11/2018

  • Serviço de evangelização da Juventude reúne lideranças diocesanas para avaliação e planejamento do projeto “Ide em Missão pela Vida”

O Serviço de Evangelização da Juventude do Regional Sul 3 da CNBB promoveu, nos dias 17 e 18 de novembro, um encontro de assessores, articuladores e comunicadores que atuam nos setores diocesanos de juventude para avaliar as ações realizadas durante o ano e planejar as próximas iniciativas do Plano Trienal 2017/2019, cujo tema é “Ide em Missão Pela Vida” e que tem como tema transversais a ecologia integral e as políticas públicas para a juventude. Também foram assuntos das discussões o Sínodo dos Bispos, realizado em outubro como o tema “O Jovem, a fé e o discernimento vocacional” e o Bote Fé, que será realizado no dia 24 de novembro.

A passagem sobre os discípulos de Emaús, narrada pelo Evangelista Lucas, é o fio condutor do Documento Final do Sínodo e o episódio também foi refletido durante as orações realizadas ao longo do encontro.  Na manhã de sábado, o grupo recebeu a visita do arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, que participou do Sínodo realizado de 4 a 25 de outubro, em Roma, e falou sobre os bastidores e principais encaminhamentos.

Dom Jaime esclareceu que o sínodo significa “buscar acertar o passo na mesma direção”. De acordo com o arcebispo, foram destaque dessa edição a participação do Papa nas sessões e a presença de jovens e de representantes de outras igrejas cristãs. “A presença dos jovens foi o ‘tom’ desse sínodo, porque trouxe alegria”, enfatizou.

Dom Adelar Baruffi, um dos bispos referenciais para a evangelização da juventude no estado, participou de todo o encontro e presidiu a Missa realizada na manhã de domingo, concelebrada pelos padres presentes no encontro. Dom Adilson Busin, que também é referencial, participou no sábado.

O domingo também foi reservado para uma conversa sobre o Calendário de 2019, que prevê ações nas paróquias, dioceses e a nível regional, em três âmbitos: missionariedade, formação e estruturas de acompanhamento. Para 2019, há uma novidade com relação à Escola de Assessores Jovens.

“Para o ano de 2019 temos um diferencial em nosso calendário regional, a escola de assessores jovens que vinha acontecendo em nível regional passará a acontecer um ano nas dioceses e um ano no regional. Outra novidade para 2019 é a visita do coordenador do serviço da evangelização da juventude para cada setor diocesano da juventude”, anuncia  coordenador do Serviço, Pe. Rudinei Zorzo.

 

E aí tchê

Subsídios

© 2017 - E aí tchê Site produzido pela Netface