E aí tchê
Em missão pela vida
FacebookTwitterInstagramYouTube

Aconteceu neste domingo a 14ª Romaria da Juventude da Diocese de Bagé, no Santuário de Fátima em Dom Pedrito-RS

Publicada em 23/10/2018

  • Aconteceu neste domingo a 14ª Romaria da Juventude da Diocese de Bagé, no Santuário de Fátima em Dom Pedrito-RS

Com o tema “Juventude Construindo a Cultura da Paz” e com a Iluminação Bíblica “Não descansaremos até encontrar a felicidade” (Rt 3,1), estiveram reunidos no Santuário Nossa Senhora de Fátima, na cidade de Dom Pedrito (RS), a Capital da Paz, juventudes vindas de todas as Áreas Pastorais da Diocese de Bagé para celebrar o Dia Nacional da Juventude (DNJ).

A juventude consciente do momento histórico pelo qual o país está atravessando, mergulhado em profunda crise ética e política, onde brasileiras e brasileiros sentem na pele um dos momentos mais dramáticos de sua história com a violação à democracia, os ataques aos direitos sociais garantidos pela Constituição e o desrespeito aos direitos humanos, se fez protagonista durante a celebração do DNJ, com a juventude participando em um primeiro momento de uma caminhada pela paz, na qual foram reafirmados os propósitos da juventude na luta e defesa dos direitos das mulheres, das irmãs e dos irmãos, de mais educação e educação de qualidade, menos violência, mais cultura, mais respeito e tolerância. A frente da caminhada foi conduzida uma grande bandeira branca simbolizando não só o pedido de paz, mas uma postura de paz por parte da juventude que exige diálogo, pois tem muito a dizer e precisa ser ouvida. As bandeiras dos grupos, cartazes e faixas por eles preparadas coloriram a Romaria e auxiliaram nas reflexões.

A caminhada ocorreu a partir do Largo Isidoro Dias Lopes, popularmente conhecido como Praça do Chafariz indo até o Santuário de Fátima, com o objetivo de permitir a juventude observar o entorno da comunidade que nos acolheu neste dia, sua realidade, pisar em seu chão. A mesma foi animada por cantos e reflexões acerca do tema e lema do DNJ, o qual foi rezado e meditado durante o trajeto.

Ao chegarmos no Santuário de Nossa Senhora de Fátima fomos recebidos com um saboroso café, onde fomos encaminhados para o segundo momento do DNJ. Para reflexão e aprofundamento do tema da Romaria, foram oferecidas 09 oficinas: Juventude e o Protagonismo Feminino no Espaço Escolar; Juventude e Comunicação; Juventude e Educação; Juventude, Solidariedade e Cidadania; Juventude e Povos Originários; Juventude e Economia Solidária; Juventude e a Realidade Migratória; Juventude e a Redução da Maioridade Penal e Juventude Superando as Violências e Construindo uma Cultura de Paz.

As oficinas tiveram duração de 90 minutos, onde as oficineiras e oficineiros tiveram a oportunidade de motivar e promover o diálogo a respeito das diversas temáticas, de modo a dar voz a juventude e permitir que a mesma expresse suas angústias, medos e esperanças. Os relatos gerados a partir das oficinas foram partilhados para o grande grupo, em momento posterior ao almoço. As partilhas dos participantes foram de enorme riqueza, demonstrando a sensibilidade, consciência e capacidade de apresentar reflexões objetivas e lúcidas por parte da juventude, frente aos desafios que se apresentam nesta época de mudança e mudança de época.

Entre o almoço e a partilha das reflexões das oficinas, tivemos um lindo Momento Cultural onde um grupo de jovens responsáveis pela animação alegraram os presentes, e, após a partilha, os grupos de jovens realizaram apresentações culturais, que emocionaram a todas e todos, revelando os vários talentos presentes em nossas Comunidades.

Para encerrar o Dia Nacional da Juventude, ocorreu a Celebração da Santa Missa, presidida pelo Pe. Alex Kloppenburg, Administrador Diocesano e Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio de Dom Pedrito (RS), como concelebrantes o Pe. Roberto Barboza, Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Santana do Livramento (RS), Frei César dos Santos Machado, Vigário das Paróquias São José de Hulha Negra (RS) e Sagrado Coração de Jesus de Candiota (RS), o Diácono Fábio Augusto, Coordenador do Serviço de Animação Vocacional da Diocese de Bagé e do Pe. Rudinei Zorzo, Coordenador do Serviço de Evangelização da Juventude do Regional SUL 3 - CNBB. 

Padre Alex presidiu a celebração e acolheu o Pe. Rudinei Zorzo, concedendo a palavra ao mesmo, onde se apresentou a juventude diocesana, colocando-se ao lado da mesma no acompanhamento, animação e assessoria, realizando também o convite para o Bote Fé 2018, a realizar-se na cidade de Parobé (RS), Diocese de Novo Hamburgo, no dia 24 de novembro.

Após a Celebração Eucarística em sintonia com todas as missionárias e missionários “Enviados para testemunhar o Evangelho da Paz”, especialmente os missionários gaúchos presentes em Moçambique, continente Africano, Pe. Domingos, e as Leigas Vitória e Rita de Cássia, por ocasião do Dia Mundial das Missões, fomos nós também enviados a ser juventude em missão construindo a Cultura da Paz.


Fonte: Por Michele Corrêa, assessora da Pastoral da Juventude (PJ ) e Militante do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA)

E aí tchê

Subsídios

© 2017 - E aí tchê Site produzido pela Netface