E aí tchê
Em missão pela vida
FacebookTwitterInstagramYouTube

Setor Juventude da Diocese de Montenegro inicia uma nova proposta para seus encontros.

Publicada em 22/06/2018

  • Setor Juventude da Diocese de Montenegro inicia uma nova proposta para seus encontros.

No último domingo, 17 de junho, entorno de 30 jovens se reuniram nas dependências da Comunidade de Santa Terezinha, na cidade de Bom Princípio, para a reunião do SJ.

O Setor Juventude, seguindo sugestões dos jovens, está começando com uma proposta diferente para as reuniões, sendo realizada em formato itinerante por todas as áreas pastorais da diocese e em horários diferentes do habitual, sendo uma iniciativa para conseguirmos envolver o máximo de jovens de diversos grupos em nossos espaços de construção conjunta.

O tema dessa reunião foi Ecologia Integral e Construção da paz, a qual foi conduzida pelos jovens Ana Luiza Troin, do CLJ de Triunfo, e Christopher Haubenthal, do ONDA de Montenegro. Este assunto foi trabalhado no Encontro de Multiplicadores da Província Eclesiástica de Porto Alegre, que ocorreu em março deste ano, o tema da reunião foi proposto com o intuito de multiplicar o que foi aprendido lá, para que chegasse para mais jovens de nossa diocese.

A jovem Rafaela Kich, do CLJ de São Sebastião do Caí, nos relata sobre como foi a reunião e o que ela sentiu no último domingo. “Dois jovens que participaram do encontro de multiplicadores deram seus depoimentos, nos propondo algumas atividades. Fomos divididos em grupos onde teríamos que comentar e debater sobre cinco perguntas: Que mundo eu vivo? Quem eu sou? Eu ainda sonho? Quem sequestra os sonhos das juventudes? Qual meu maior medo em relação ao futuro das juventudes? Conversamos em grupos separados e depois debatemos em grande grupo. Vivemos em um mundo real ou da tecnologia, somos gente acima de qualquer profissão e rótulo, sonhar é o que nos motiva é o que nos dá esperança de continuar lutando e de acreditar. A tecnologia, as drogas, a violência, a falta de oportunidade é o que sequestra os sonhos dos jovens e o nosso maior medo é esse, de que percamos o sonho e assim percamos a esperança.  A reunião foi muito proveitosa e de extrema importância, contou com a participação de vários jovens. Esse novo formato de reunião que foi adotado é um novo jeito de nós expormos nossas ideias, nossos conceitos e entrar em sintonia com os demais jovens. Sendo em áreas diferentes, podemos conhecer um pouco mais de perto as comunidades e entrar na “casa” dos outros jovens.  #setorjuventude #eufaçoparte.”

Kelling Raquel, do ONDA de Teutônia, relata que gostou muito do novo formato de reunião, “Como é aberta para todos os jovens e a principal participação são as lideranças o quanto mais incentivarmos elas, ao meu ver, melhor será... domingo tivemos principalmente a oportunidade de sonhar juntos, mas também reconhecer “problemas” e medos conjuntos, que muitas vezes pensamos que são preocupações apenas nossas... Conseguimos assim pensar em como melhorar, tirar dúvidas e partilhar muita vivência. Gosto muito disso, acredito que aprendemos muito com as experiências dos outros, logo, penso que seria uma bela forma para continuar! Gosto muuuuito da ideia de cada reunião ser em uma área diferente (até porque sempre é afastado da minha área)! Assim é mais fácil de motivar o pessoal a participar, ao menos na sua área pastoral e também podemos conhecer comunidades novas e explorar mais a diocese da Alegria.”

Sendo assim, a primeira reunião do SJ com essa nova proposta teve aspectos positivos visto por muitos jovens, possibilitando assim, multiplicarmos cada vez mais os ensinamentos de Cristo e construirmos juntos o caminho da juventude da Diocese de Montenegro. 

E aí tchê

Subsídios

© 2017 - E aí tchê Site produzido pela Netface