E aí tchê
Em missão pela vida
FacebookTwitterInstagramYouTube

Juventude de Montenegro se reúne para celebrar a JDJ e uma ordenação diaconal

Publicada em 28/05/2018

  • Juventude de Montenegro se reúne para celebrar a JDJ e uma ordenação diaconal

Os dias 26 e 27 de maio foram de muita celebração para a Diocese de Montenegro, que se reuniu para a Romaria Vocacional, para a Jornada Diocesana da Juventude (JDJ) e para a ordenação diaconal do seminarista Neilor Schuster, jovem que foi articulador e assessor por alguns anos no Setor Juventude.

Os jovens se reuniram na cidade de Salvador do Sul para a JDJ que teve início no sábado (26) à tarde com um sociodrama. A atividade, conduzida pelos jovens Kethlin Joner e Kelling Raquel, buscou integrar os jovens que chegavam para a Jornada. Em seguida, após o jantar, a noite foi finalizada numa vigília inspirada em Taizé, com cantos ao redor de uma fogueira para aquecer a juventude reunida na noite fria.

No domingo (27), mais jovens chegaram para a JDJ e o dia começou com uma oração inicial, conduzida pelo comunicador Christopher Haubenthal, em que a leitura bíblica incentivava os jovens a serem sal da Terra e luz no mundo. Com animação e alegria o Padre Gabriel Zuchi Bagatini e a Irmã Daiane Erthel, da congregação da Divina Providência, falaram um pouco aos jovens sobre vocação. Em seguida, a juventude saiu em missão pelas ruas da cidade de Salvador do Sul, divididos em grupos, para visitar as irmãs no Hospital Municopal, casas de famílias, recolher lixo. Os jovens também estiveram na Rádio Nova Salvador para convidar a comunidade para participar da ordenação do Neilor, e acolheram os peregrinos nos pórticos da cidade e na praça em frente à igreja.

A comunicadora Kethlin Joner conta que os preparativos para a JDJ iniciaram em janeiro e, desde então, ocorreram várias reuniões tanto com a área Salvador do Sul, quanto com a equipe do Setor Juventude. “Queríamos que fosse um momento especial para a Juventude da nossa Diocese e que tivesse um pouco da identidade do Neilor no evento. Apesar da situação que estamos vivendo no nosso país, conseguimos reunir quase 200 jovens e fizemos da terceira edição da Jornada Diocesana da Juventude um sucesso”, conta.

“Depois de tantas preocupações e ansiedade para que ocorresse tudo bem, só tenho a agradecer a Deus por esse final de semana incrível, a todos os jovens da área, à equipe do Setor, ao Padre Gabriel e a todos os jovens que se fizeram presentes. Não poderíamos encerrar a JDJ de melhor forma a não ser com a Ordenação Diaconal do Neilor, que já lutou tanto por nós e que fez com que eventos como esse, reunindo jovens de toda Diocese fosse possível. Ver todos aqueles jovens entrando na Igreja felizes por estarem ali, sendo sinal de Deus, me deu mais força de continuar lutando pelas juventudes e seguir em missão pela vida”, complementa Kethlin.

 “Organizar um evento envolvendo toda a juventude diocesana não foi uma tarefa fácil, mas com o apoio das demais lideranças do Setor Juventude e da área Salvador do Sul, conseguimos concretizar e tornar esta JDJ tão especial, juntamente com a Ordenação do agora diácono Neilor”, ressalta a jovem Maria Eduarda Werber

De acordo com os jovens organizadores, o momento mais emocionante para todos, ocorreu ao final da ordenação, em que Neilor agradeceu todos os jovens da Diocese da Alegria por terem feito parte da caminhada vocacional dele. Nesta hora mais de 160 jovens entraram no corredor central da igreja segundando a bandeira do Setor Juventude. Ao ser questionado sobre o que sentiu ao ver toda aquela juventude entrando na igreja com a bandeira do SJ, o agora diácono Neilor Schuster, disse que “só em falar dos jovens eu me emocionei, era muito mais que uma bandeira, ela representava tudo isso, sendo história, processo e construção. Ver que as crenças mais profundas, aquelas que são do mais íntimo, não são besteira ou causa perdida, mas sim, que valem muito a pena todo tempo e energia investidos. São verdadeiras lideranças, povo incrível capaz de façanhas e proezas.... Era vida se fazendo presente em ato e potência”, declarou.

“Foi um final de semana de JDJ, Romaria Vocacional e Ordenação Diaconal do jovem Neilor Schuster foi um marco na história do Setor Juventude, reunindo sentimentos de alegria, amor e de muita gratidão pela juventude que é o presente da nossa igreja”, disse a jovem assessora Savana Freitas.

 

 

E aí tchê

Subsídios

© 2017 - E aí tchê Site produzido pela Netface