E aí tchê
Em missão pela vida
FacebookTwitterInstagramYouTube

Conecta Tchê reúne lideranças na segunda etapa da Escola de Assessores

Publicada em 01/05/2018

  • Conecta Tchê reúne lideranças na segunda etapa da Escola de Assessores

O Centro Mariápolis Arnold, em São Leopoldo, sediou, neste feriadão de 1º de maio, a segunda etapa da Escola Regional de Assessores das juventudes gaúchas. Com o nome de Conecta Tchê, a formação reuniu mais de 20 jovens das arqui/dioceses de Porto Alegre, Pelotas, Santa Cruz do Sul, Montenegro, Osório, Cruz Alta, Uruguaiana, Novo Hamburgo e Caxias do Sul. A realização é do Serviço de Evangelização da Juventude do Rio Grande do Sul.

Iniciada no sábado, 28 de abril, a segunda etapa abordou a temática do Processo de Educação na Fé (PEF), à luz do Documento 85 da CNBB. A assessora da arquidiocese de Pelotas, Luana Padilha, conduziu os trabalhos que perpassaram os caminhos e perspectivas da Igreja do Brasil sobre a temática da evangelização dos jovens. Ainda no sábado, o bispo auxiliar de Porto Alegre e um dos referenciais para a juventude do Regional Sul 3 da CNBB, dom Adilson Busin, celebrou a Eucaristia, tendo presente o sinal da Videira.

Já no domingo, 29, foram tratadas as temáticas da formação integral e as etapas do Processo de Educação na Fé, assessoradas pela irmã Maristela Ganassini, da congregação das Filhas do Sagrado Coração de Jesus. O PEF teve continuidade também na discussão das políticas públicas e a contextualização sócio-política que demanda o Documento 85, com a participação do professor Altemir Schwarz e da assessora Sabrina Grillo.

Depois de um final de semana de reflexão sobre o PEF, os jovens foram conduzidos a perceberem a sua missão de assessores diocesanos ou paroquiais de juventudes como um ministério. A salesiana, irmã Zenilde Fontes e o assessor jovem salesiano, Jair Júnior, acompanharam os trabalhos da segunda-feira, 30.

Por fim, na manhã da terça-feira, 1º de maio, o casal Altemir e Sabrina retomou a assessoria, desta vez sobre o projeto de vida de cada um dos líderes aí presentes. Com isso, refletiram sobre a necessidade de que o ministério da assessoria seja desenvolvido num ambiente humanizado, que permita o sentimento de pertença, de reconhecimento e a pergunta constante: "queres fazer parte?"

A terceira e última etapa da Escola Regional de Assessores será realizada nos dias 21 e 22 de julho, também no Centro Mariápolis Arnold, em São Leopoldo. 

Fonte: Felipe Michelon Padilha

Tags

Igreja Juventude Escola de Assessores Conecta Tchê

E aí tchê

Subsídios

© 2017 - E aí tchê Site produzido pela Netface