E aí tchê
Em missão pela vida
FacebookTwitterInstagramYouTube

Província Eclesiástica de Porto Alegre teve Formação de Multiplicadores nesse final de semana

Publicada em 14/03/2018

  • Formação de Multiplicadores da Província Eclesiástica de Porto Alegre

Jovens líderes católicos da Província Eclesiástica de Porto Alegre se reuniram no final de semana de 10 e 11 de março para a formação de multiplicadores promovida pelo Serviço de Evangelização da Juventude. Estiveram eunidos em Montenegro, no Instituto São José, cerca de 20 jovens das dioceses de Montenegro, Osório, Novo Hamburgo e da Arquidiocese de Porto Alegre.

A formação foi assessorada pela equipe de formação e pelo coordenador do Serviço de Evangelização da Juventude da CNBB Sul 3, Pe. Rudinei Zorzo. Ao longo do final de semana, o grupo pode olhar a realidade das juventudes do Brasil hoje. Tendo por fundamento o documentário “Nunca me sonharam”, puderam observar a história da Igreja e todo seu cuidado e preocupação com a juventude ao longo do último século, culminando com o estudo e aprofundamento do Documento 85 – Evangelização da juventude - Desafios e perspectivas pastorais.

Como norte para toda a reflexão os jovens puderam aprofundar o tema da Cristologia, olhando para Jesus como aquele que deve encher de sentido a vida das juventudes. Como eixo transversal do final de semana se estudou o tema da Ecologia Integral, lendo e aprofundando a Laudato Sí do Papa Francisco. Por fim, os jovens se reuniram por dioceses, para planejar a melhor forma de multiplicar os conhecimentos e experiências vivenciadas neste final de semana, em âmbito diocesanos e, além disso, poder dar sugestões para o Bote Fé 2018, que acontecerá nos dias 24 ou 25 de novembro na Diocese de Novo Hamburgo.

Os jovens também puderam refletir a perspectiva dos sonhos, das utopias das juventudes, motivados pelo documentário assistido. “Temos muitos sonhos, mas para conseguir realizar, é preciso enviar currículos, realizar um processo seletivo e as vezes receber um não. Temos medo que nossos sonhos sejam podados", disse um dos jovens participantes. A partir disso, todos debateram sobre sonhos perdidos das juventudes e como as lideranças podem também ser pedagogos dos sonhos juvenis.

Em maio, será a vez das Províncias Eclesiásticas de Pelotas, Passo Fundo e Santa Maria, receberem as formações de multiplicadores. 

E aí tchê

Subsídios

© 2017 - E aí tchê Site produzido pela Netface