E aí tchê
Em missão pela vida
FacebookTwitterInstagramYouTube

O Sábado Santo e a Ressurreição

Publicada em 15/04/2017

Popularmente chamado de Sábado de Aleluia, o Sábado Santo nem sempre tem seu significado compreendido por causa da restrição que se faz ao chama-lo de Aleluia. O Aleluia contém apenas uma parcela do seu significado e, tecnicamente falando, não faz parte do Sábado Santo! Tentemos compreender melhor.

Tendo sido morto e sepultado em uma sexta-feira, e tendo ressuscitado na madrugada de Domingo, o dia de permeio – o Sábado – é o dia do silêncio respeitoso guardado em honra da morte de Jesus Cristo. É o dia em que, no credo cristão, se proclama que Jesus “desceu à mansão dos mortos”, onde os justos do Antigo Testamento aguardavam o anúncio da salvação oferecida pelo Messias esperado.

Segundo a tradição judaica, o dia termina não à meia-noite, mas ao pôr-do-sol. Por isso os cristãos afirmam que Jesus ressuscitou ao terceiro dia: tendo morrido numa sexta, ao entardecer passou o segundo dia. Ao entardecer de sábado passou o segundo dia. Tendo ressuscitado no Domingo, ressuscitou no terceiro dia. Assim, o Sábado Santo se encerra com o pôr-do-sol do Sábado, quando então se canta o Aleluia da Ressurreição. Este, por sua vez, já faz alusão ao Domingo da Ressurreição, e não mais ao Sábado!

Um texto do século IV, de autor desconhecido, revela bem o sentido do Sábado Santo para os cristãos. É um dia no qual reina o silêncio sobre a Terra por causa da morte do Senhor. Ele vai à mansão dos mortos oferecer a Adão e aos seus descendentes a salvação que será oferecida também a todos os contemporâneos de Cristo e a todas as gerações que virão depois d’Ele:

“Quando Adão, nosso primeiro pai, o viu, exclamou para todos os demais, batendo no peito e cheio de admiração: ‘O meu Senhor está no meio de nós’. E cristo respondeu a Adão: ‘E com o teu espírito’. E tomando-o pela mão, disse: ‘Acorda, tu que dormes, levanta dentre os mortos, e Cristo te iluminará. Eu sou o teu Deus, que por tua causa me tornei teu filho; por ti e por aqueles que nasceram de ti, agora digo, e com todo o meu poder, ordeno aos que estavam na prisão: ‘Saí’; e aos que jaziam nas trevas: ‘Vinde para a luz!’, e aos entorpecidos: ‘Levantai-vos!’”.

Passado o silêncio e o luto que dominam a Terra no Sábado Santo, os cristãos exultam de alegria ao receberem a notícia de que a morte foi vencida pela vida com a ressurreição do Senhor, e a humanidade inteira exclama: “O Senhor ressuscitou. Aleluia”!

 

E aí tchê

Subsídios

© 2017 - E aí tchê Site produzido pela Netface