E aí tchê
Em missão pela vida
FacebookTwitterInstagramYouTube

Palestras e Celebração Eucarística encerram o dia de reabertura da Igreja São Domingos

Publicada em 13/04/2017

No último sábado, 8 de abril, uma programação toda especial foi realizada para reabrir ao público a quase bicentenária igreja São Domingos, que representa um inestimável patrimônio cultural, histórico e religioso para a cidade de Torres e para o povo do sul do país.

Após a realização de ato solene na parte da manhã, palestras foram realizadas pela tarde com a presença dos representantes da administradora cultural Lahtu Sensu, Lúcia Silber e Manoel, do jornalista Nelson Adams Filho e do pesquisador Diderot Lopes. Aspectos sobre o processo de restauração - em todas as suas fases, orçamentos e captação de recursos -, foram apresentados à comunidade presente.

Na oportunidade foi esclarecido que a obra de restauração conseguiu preservar muito da Igreja original inaugurada em 1824. Porém o forro, o assoalho, os bancos e a maioria dos móveis necessitaram ser substituídos pelo avanço da deterioração em que se encontravam.

Também um resgate histórico foi realizado pelo jornalista Adams e o pesquisador Lopes, não só com dados, mas também por meio das memórias destacadas pelos próprios presentes, histórias de vida que se entrelaçam com a própria história da Igreja São Domingos.

O dia da reinauguração foi encerrado com a Celebração Eucarística, na qual a liturgia de Ramos foi realizada na primeira missa após a reabertura da Igreja, rememorando a entrada de Jesus em Jerusalém. Na homília, o bispo da diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl, ressalta que assim como a Igreja São Domingos foi restaurada em todo o seu esplendor, com perseverança e dedicação, também cada um de nós, especialmente, na Semana Santa que inicia com a celebração de Ramos, possamos renovar o nosso espírito, nos sentindo amados e queridos pelo Deus da Vida, que mostrou todo o amor, o carinho, a misericórdia em Jesus, aquele que morreu na cruz, mas ressurgiu ao terceiro dia. A celebração também contou com a benção e aspersão do templo, do altar e do sacrário, que passou a conter Jesus eucarístico após 7 anos de obras no templo.

Com grande presença da comunidade torrense, fiéis católicos locais, turistas de passagem pela cidade, a Celebração também contou com o respeitoso prestigio a convite do pároco de Torres, Pe. Leonir Alves, do centro de religião afro umbandista da Oyá, que pela primeira vez se faz presente em uma missa católica na região, demonstrando assim a irmandade e o sincretismo religioso existentes.

A Igreja São Domingos necessita ainda de contribuições para o pagamento dos quadros da Via-Sacra que já se encontram nas paredes da Igreja. Interessados em contribuir com doações no valor de 400,00 reais cada quadro pode contatar a secretaria paroquial.

Diariamente a igreja São Domingos estará aberta para visitação, das 9h às 11h30 e das 14h às 18h. Missas serão realizadas às quintas-feiras, às 18h, aos sábados, às 17h e aos domingos, às 7h30.

Mais informações com a secretaria da Paróquia São Domingos de Torres na Rua General Firmino Paim, 400, Centro/Torres ou pelo telefone 51-3664-1166 08 no 51-98410-2366.

 

Texto/fotos: Melissa Maciel - assessora de comunicação da Diocese de Osório.

 

 

E aí tchê

Subsídios

© 2017 - E aí tchê Site produzido pela Netface