E aí tchê
Em missão pela vida
FacebookTwitterInstagramYouTube

SORRISO GRÁTIS: JOVENS UTILIZAM A MÚSICA PARA A HUMANIZAÇÃO DO AMBIENTE HOSPITALAR

Publicada em 12/03/2017

Há sete anos um grupo de jovens da diocese de Cachoeira do Sul utilizam da música como forma de humanizar e evangelizar (sem fim confessional) no ambiente do Hospital de Caridade e Beneficência (HCB). Semanalmente, todas as quintas-feiras, das 14 às 17 horas, os jovens missionários, caracterizados de palhaços percorrem todos os espaços da instituição, levando música, alegria, descontração, fé, esperança e muito amor.

Antes de participar do projeto Sorriso Grátis, designação utilizada pelo grupo desde sua criação, os jovens são cadastrados na ONG Parceiros Voluntários, recebem uma formação sobre voluntariado, sendo também acompanhados e assessorados por profissionais das áreas multidisciplinares da instituição, recebendo uma formação básica sobre infectologia e biossegurança hospitalar, bem como, passam por um processo de revisão da situação de suas cadernetas de vacinação.

Teoricamente falando, a musicoterapia está fundamentada na relação terapêutica, na perspectiva bio-psico-sócio-espiritual do ser humano, na especificidade da música e de seus elementos como estimuladores multissensoriais. Os resultados obtidos são excelentes e sua aceitação é medida diariamente através dos elogios, aplausos, lágrimas e comentários dos pacientes, acompanhantes ou os próprios profissionais da instituição, onde hoje, tanto o grupo de jovens quanto o projeto já estão institucionalizados.

A jovem Maria Eduarda, de 17 anos, relata que atualmente não consegue se ver longe do projeto, pois é onde ela monta um alicerce para a vida, pois vendo a realidade dentro de um hospital encontra forças para enfrentar o mundo lá fora. “Através da música nós conseguimos alcançar nossos propósitos, que é deixar eles com um pouquinho mais de alegria dentro de seus corações... Esse é o nosso maior prêmio, ver a alegria no rosto de cada um”, acrescentou ela.

O projeto que é desenvolvido há 7 anos na instituição tem como objetivo, além de levar muito amor, carinho e alegria, colocar  em prática o projeto proposto pelo Serviço de Evangelização da Juventude, que tem como tema o cuidado com a vida. Dessa forma, os jovens que frequentam o hospital, buscam e priorizam a cada dia mais preservar e cuidar da vida, levando seu carisma, que é a alegria. Para eles, essa experiência que vivem é de extrema importância em suas vidas, trazendo muitos ensinamentos e também tendo a certeza de que estão visitando o próprio Deus naquele doente.  Que possamos rezar por essa juventude, para que tenham a força necessária para seguir nessa caminhada evangelizando, levando amor e alegria a quem precisa, e que acima de tudo, continuemos EM MISSÃO PELA VIDA.

E aí tchê

Subsídios

© 2017 - E aí tchê Site produzido pela Netface