E aí tchê
Em missão pela vida
FacebookTwitterInstagramYouTube

Acampamento Jovem reúne mais de 600 jovens em Pontão

Publicada em 03/03/2017

Cerca de 600 jovens de todos os cantos do Rio Grande do Sul participaram do Acampamento Jovem que antecede a Romaria da Terra . Neste ano, o evento ocorreu entre os dias 26 e 27 de fevereiro, no assentamento da antiga fazenda Annoni na cidade de Pontão. No presente evento se fez presente a Pastoral da Juventude (PJ), Pastoral da Juventude Rural (PJR), MPA, MST, JPT e Levante Popular.

O acampamento foi momento de reafirmar que preferimos morrer lutando do que morrer de fome, relembrar os mártires que deram sua vida pela causa e mostrar que a juventude luta pelos seus direitos, que é organizada e sabe o que quer, sempre iluminada por Jesus Cristo.

Como fechamento do evento, foi produzida uma carta que menciona as utopias e os desejos dos jovens que estiveram no encontro. “Afirmamos que a unidade dos pobres, das trabalhadoras e dos trabalhadores, continua sendo a principal estratégia da ação libertadora. Continuamos acreditando que ninguém mudará o mundo por nós, que ninguém liberta ninguém e que nos libertamos em comunhão. Por isso, seguimos acreditando que somente a organização e a luta que forjam a unidade das trabalhadoras e dos trabalhadores é que produzirá as transformações necessárias para construir o projeto popular”.

Na terça feira, dia 28, os jovens participaram da 40ª Romaria da Terra, com uma caminhada de quase dois quilômetros. O percurso movimentou os romeiros em torno do lema "Terra de Deus, terra de irmãos", refletindo o tema “Romaria da Terra: 40 anos de luta e memória das conquistas”.

História

O assentamento do MST na Fazenda Annoni, é marco da retomada da luta pela terra. Foi ali, numa noite de lua cheia, na madrugada do dia 29 de outubro de 1985, que 7,5 mil pessoas ocuparam um dos maiores latifúndios desta região. Os jovens protagonizaram aquele momento e seguem nas lutas hoje. Ali se construiu uma amostra de reforma agrária concreta, com organização da produção e com participação dos jovens e mulheres. "Vivenciamos a organização e a luta, suas potências e suas dificuldades". (trecho da Carta do 12º Acampamento Jovem). 

E aí tchê

Subsídios

© 2017 - E aí tchê Site produzido pela Netface