E aí tchê
Em missão pela vida
FacebookTwitterInstagramYouTube

Província Eclesiástica de Passo Fundo promoveu encontro de formação de multiplicadores no final de semana

Publicada em 01/09/2016

Articuladores, assessores e comunicadores da província Eclesiástica de Passo Fundo se encontraram nos dias 27 e 28 de agosto, em Vacaria, para uma Formação de Multiplicadores da Província Eclesiástica que reúne as dioceses de Erechim, Frederico Westphalen, Passo Fundo e Vacaria. A formação é uma das ações do Plano do Serviço de Evangelização da Juventude do Regional Sul 3 da CNBB para o biênio 2016-2017, que tem como tema transversal o Cuidado com a Vida.

No encontro que teve como tema central a formação de lideranças, foram discutidos os papeis do articulador, assessor e comunicador no Setor Juventude, e como esse espaço diocesano de evangelização da juventude pode animar os grupos para as ações do Plano Bienal.

Rudinei Vogt é tio do CLJ de Selbach, na Diocese de Passo Fundo, e conta que, por ser um município pequeno, há poucos movimentos de jovens com carismas diferentes, mas que na Paróquia é possível desenvolver vários trabalhos junto aos jovens. “Com a oportunidade que tivemos para poder entender um pouco mais sobre o Setor Juventude acredito que podemos agrupar um pouco mais os jovens para a vida em comunidade, que muitas vezes é diferente da sua, mas sabendo respeitar, compreender e admirar cada qual em seu carisma”, disse.

"O encontro foi muito esclarecedor. Não conhecíamos como funcionava a dinâmica do Setor Juventude e agora temos informações suficientes para atuar no Setor em Erechim. É uma proposta desafiadora, mas instigante porque nos convida à aproximação de outros carismas da nossa igreja”, disse a jovem Laís Chiodelli, de Erechim.

Verdadeiro encontro

Um dos conceitos trabalhados foi o da empatia – a habilidade de se colocar no lugar do outro, fazer um verdadeiro encontro com o outro e a partir daí exercer a liderança. Todas as atividades desenvolvidas ao longo dos dois dias foram iluminados pelo texto bíblico que narra o encontro de Jesus com a Samaritana no poço de Sicar (João 4, 1-26). Para isso, foi feita a Leitura Orante do trecho logo no início das atividades, no sábado e ao final, no domingo.

E aí tchê

Subsídios

© 2017 - E aí tchê Site produzido pela Netface