E aí tchê
Em missão pela vida
FacebookTwitterInstagramYouTube

Santa Maria tem final de semana marcado por experiência Missionária

Publicada em 10/08/2016

Atividades do Setor Juventude estão em comunhão com o plano bienal de evangelização da juventude do Regional Sul 3 da CNBB, que trata do cuidado com a vida

Atento ao apelo Papa Francisco por uma “Igreja em saída”, o Setor Juventude da Arquidiocese de Santa Maria promoveu a Semana Missionária. Entre os dias 5 e 7 de agosto, os jovens puderam celebrar, partilhar e fazer contato com as periferias existenciais do município de Santa Maria. Antes, porém, de ir ao encontro de realidades das pastorais carcerária, do migrante, social e da saúde, os missionários passaram por um processo de formação.

Nos primeiros quatro dias de agosto, as paróquias realizaram encontros para dinamizar o tema “Misericórdia e Missão”. Entre outros pontos refletidos o lema trouxe a imagem de Maria como mãe da misericórdia. Nas áreas pastorais de Santa Maria, os diversos movimentos, grupos, carismas, congregações e pastorais reuniram-se para conviver e compartilhar vivências.

A sexta-feira, 5 de agosto, foi marcada pela acolhida de jovens de toda a Arquidiocese no Instituto São José, em Santa Maria. E para dar o tom missionário, em torno do Santíssimo Sacramento exposto, os jovens receberam um cordão com uma cruz. Assim, puderam lembrar que a missão é dada por Ele.

Já, o sábado foi marcado por formação, visita e partilha. Os jovens foram enviados às realidades dos lares de idosos, comunidades indígenas, hospital Casa de Saúde, imigrantes senegaleses que residem na cidade e à Fase. Nessas realidades de periferias existenciais, puderam deparar-se com situações de dor e sofrimento. Distribuídos em grupos, os missionários foram enviados para estar junto, escutar e acolher as dificuldades vividas por cada um.

No domingo, o grupo deslocou-se para a visitação de casa em casa no bairro Nova Santa Marta. Com a acolhida dos Irmãos Maristas que abriram as portas da escola para recepcionar a juventude, a missão foi de ir ao encontro das famílias que vivem em situação vulnerabilidade social. Vivendo o Ano da Misericórdia, sejamos a juventude que sai de seu sofá, do conforto, e sem medo, serve!

E aí tchê

Subsídios

© 2017 - E aí tchê Site produzido pela Netface