E aí tchê
Em missão pela vida
FacebookTwitterInstagramYouTube

Projeto de vida e acompanhamento norteiam segundo dia da Escola de Assessores

Publicada em 20/07/2016

Acompanhar é ajudar os adolescentes e jovens a traçar os seus projetos de vida. O grupo é peça fundamental para que esse projeto seja executado e tenha como essência ser feliz. É assim que o Padre Sebastião Camargo define o papel do assessor nos grupos. Ele, que é mestre em Pastoral Juvenil, orientou a formação sobre acompanhamento na Escola de Assessores durante a tarde desta terça-feira, 19.

Segundo Camargo, a missão do assessor é um grande desafio. “A assessoria requer um processo planejado. Para que isso ocorra, é necessário conhecer a realidade juvenil, propor atividades e, principalmente, ser presença”, explica o Padre Sebastião, que é coordenador pastoral na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora em Ponta Grossa, no Paraná.  

Pela manhã, o tema foi projeto de vida guiado por Antônio Frutuoso, assessor de juventude em Curitiba-PR. Na exposição, Frutuoso falou sobre o processo de formação integral e de educação na fé.

Ser assessor

Caroline Aquino participou das outras duas etapas da Escola de Assessores e diz que o encontro reafirma a missão do ministério de assessoria. “É preciso sempre aguçar os olhares de acolhida, cuidado e comprometimento diante da realidade juvenil. Está sendo muito bom”, destaca ela que é assessora na Diocese de Uruguaiana.

Mas quem participa pela primeira vez da formação também está animado diante da proposta. “A escola é um apoio, base para melhor servir à evangelização da juventude. É uma formação que não é para mim e sim para o serviço que pretendo desempenhar no Setor Juventude”, espera Rafael Prestes, seminarista em Santa Maria, que era comunicador e está se preparando para assumir o papel de Assessor Jovem.

A Escola de Assessores reúne jovens e adultos leigos, ordenados e religiosos que acompanham o Setor Juventude em todas as dioceses do Rio Grande do Sul. O encontro é organizado pelo Serviço de Evangelização da Juventude da CNBB Regional Sul 3 e ocorre até esta sexta-feira, dia 22, na Casa da Juventude Marista (Caju), em Porto Alegre.

E aí tchê

Subsídios

© 2017 - E aí tchê Site produzido pela Netface