E aí tchê
Em missão pela vida
FacebookTwitterInstagramYouTube

Reunião de Assessores dos Setores da Juventude antecedeu etapa da Escola de Assessores

Publicada em 30/06/2016

Animadora: foi a palavra usada por Zenilde Fontes, Coordenadora do Serviço de Evangelização da Juventude do Regional Sul 3 da CNBB para exemplificar a reunião de assessores realizada quinta-feira, 30/06, em Porto Alegre.

Cerca de 20 assessores dos Setores da Juventude das arquidioceses que compõe o Regional Sul 3 estiveram reunidos para aprimorar os trabalhos desenvolvidos pelo Serviço de Evangelização da Juventude do Regional – Eaí?Tchê, onde o slogan “participar é criar comunhão” foi o elo de ligação de todos os assessores e religiosos com juventude, de modo a seguir o eixo transversal “cuidado com a vida” como base de trabalho.

De acordo com Zenilde Fontes: “foi um momento bonito para que possamos visualizar a unidade, vislumbrar daqui dois anos e de repente sonharmos juntos com uma ‘provocação’ como assessoria, em relação a unidade”, disse Irmã Zenilde.

A programação ocorreu conforme o planejamento com uma acolhida, momento de espiritualidade, seguida de uma memória do caminho percorrido até o presente momento. Alguns assessores fazem parte desta caminhada desde 2010. Outros ingressando na caminhada no decorrer do tempo. Atualmente, todas as dioceses contam com o Setor Juventude organizado. 

Durante todo o dia, assessores diocesanos estiveram reunidos com o Bispo Referencial para Evangelização da Juventude Adelar Baruffi, da Diocese de Cruz Alta, além de Dom Adilson Pedro Busin, Bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre, que segundo Zenilde, foram presenças de grande importância, pois acrescentou uma confiança e um apoio da igreja regional em nome dos bispos do Estado.

Segundo Dom Adelar Baruffi, a reunião acontece dentro de um processo que vem acontecendo desde 2010. “Em 2010 o episcopado do Rio Grande do Sul resolveu criar um serviço de evangelização da juventude que viesse a ser um apoio ao Setor Juventude das arquidioceses e dioceses. Este serviço tem a missão de ser uma assessoria e poder ajudar para que as dioceses cumpram o papel de evangelização da juventude”, lembrou.

O assessor jovem da Diocese de Cachoeira do Sul, João Fernandes Junior, participou pela primeira vez da reunião regional. “O encontro está sendo muito significativo para mim por retomar toda a caminhada da evangelização da juventude e preparar o futuro”, contou Junior.

A reunião também serviu como momento de articulação e contato antes da terceira etapa da Escola Regional de Assessores que acontece de 18 a 22 de julho, na Casa Marista da Juventude (Caju) em Porto Alegre e tem como objetivo qualificar a atuação dos assessores no contexto do Setor Juventude. “Queremos promover a capacitação de assessores e jovens no processo de amadurecimento da fé em continuidade a iniciação à vida cristã”, explica Zenilde.

 

Fonte: Portal CNBB Sul 3

 

E aí tchê

Subsídios

© 2017 - E aí tchê Site produzido pela Netface