E aí tchê
Em missão pela vida
FacebookTwitterInstagramYouTube

Encontro formativo em Vacaria abordou o papel do assessor da juventude

Publicada em 23/05/2016

Estudo, formação e integração. A 1ª Oficina para Assessores de Jovens da Diocese de Vacaria superou as expectativas dos organizadores. Preparado para atender demandas das expressões juvenis da Diocese e de suas lideranças, o encontro – que aconteceu nos últimos dias 13, 14 e 15 de maio – abordou comportamentos dos jovens e como os assessores podem agir em cada situação.
De acordo com o doutorando em psicologia, Marcos Henrique Antunes – que trabalhou a maior parte do tempo com os participantes – questões como idade, gênero e estado civil são algumas das características que diferenciam as formas de atuação do assessor. “Não temos fórmulas prontas para trabalhar com os jovens. Nós precisamos avaliar contextos – tanto do grupo, quanto individual de cada participante – para sabermos de que forma devemos nos portar. A palavra chave para lidarmos com os adolescentes é “flexibilidade’”. Marcos foi assessor liberado da Pastoral da Juventude na Diocese de Vacaria nos anos 2004 e 2005.
Especialista em educação de jovens e adultos, a pedagoga Juliana da Silva Carvalho lembrou que a assessoria é uma opção pessoal. No entanto, é preciso capacitação. “Trabalhar com a juventude requer carinho, amor. É uma escolha que nós fazemos. Mas o dom não é suficiente! Precisamos nos aperfeiçoar o tempo todo”.
Para o assessor diocesano da juventude, Pe Leandro Rodrigues, o encontro atingiu o objetivo de auxiliar os assessores em suas atividades. “Precisamos compreender a juventude dentro do contexto social em que está inserida. E, dentro disso, refletir qual a importância do papel do assessor – principalmente o adulto – como aquele que caminha junto ao jovem. Eu aposto no trabalho de conjunto. Aposto que na diversidade promovemos a unidade. Esse é o tema do nosso Plano de Ação enquanto Setor Juventude. E é isso que nós queremos! Oportunizar a integração entre os assessores dos diferentes carismas da nossa Diocese e que eles caminhem, também, em sintonia com o Plano Diocesano de Pastoral”
A primeira edição da Oficina para Assessores de Jovens contou com cerca de 50 participantes de diferentes grupos da Diocese de Vacaria.

 

E aí tchê

Subsídios

© 2017 - E aí tchê Site produzido pela Netface