E aí tchê
Em missão pela vida
FacebookTwitterInstagramYouTube

Província Eclesiástica de Pelotas reflete a caminhada dos setores e planeja ações

Publicada em 18/05/2016

Ocorreu neste final de semana o encontro entre assessores, articuladores e comunicadores da Província Eclesiástica de Pelotas. Com início na noite de sexta-feira (13), o encontro se estendeu até a tarde de sábado, e foi mais um momento de avaliação da caminhada dos setores e de planejamento das ações da província para o Plano Bienal 2016/2117, que tem como tema transversal o cuidado com a vida.

O encontro que reuniu as dioceses de Bagé, Pelotas e Rio Grande iniciou com a Leitura Orante do Evangelho que narra a caminhada dos discípulos de Emaús. Inspirados nesta passagem, cada um foi convidado a partilhar suas angústias e alegrias na caminhada no Setor.

No sábado pela manhã, houve uma conversa sobre o papel de cada um enquanto líderes, nas dimensões pessoal, comunitária ou de grupo, na Diocese e no Regional. Em seguida, o grupo fez a leitura do Plano Bienal e conversou sobre as ações conjuntas que a Província desenvolverá para motivar a juventude para estar em missão pela vida.

Uma das atividades será a Formação de Multiplicadores que ocorrerá de 17 a 19 de junho, em Bagé, e tratará do papel das lideranças e da atuação dos assessores, articuladores e comunicadores.

“Foi uma conversa bonita, cheia de anseios e compromissos, partilha de alimento e oração, acolhida nem se fala. Assim como os discípulos estamos a caminho. Acreditamos nessa juventude que ousa, que busca, que tem esperança, que tem voz.”, disse a jovem Lorena Freire, da Diocese de Bagé.

Para a coordenadora do Serviço de Evangelização da Juventude do Regional Sul 3 da CNBB, Irmã Zenilde Fontes, este foi mais um momento que reafirma o caminho que estamos fazendo. “Percebo uma cultura de busca de unidade na diversidade, da crença na comunhão pela participação, de uma mística da gratuidade e da alteridade, de uma linguagem que apropria cada vez mais a Igreja Diocesana como espaço efetivo de participação e construção de uma evangelização da juventude na ótica da pastoral de conjunto e da sintonia entre os carismas”, disse.

“Vemos lideranças empoderadas, felizes, com uma profunda disposição para o diálogo e construção conjunta. Lideranças abertas as experiências e partilhas de vida. É uma alegria saber que são as lideranças eclesiais do presente e do futuro para as nossas comunidades e por isso o valor de investirmos cada vez mais no potencial jovem. A caminhada das dioceses vai a cada dia se aprofundando cada vez mais. Estamos  vislumbrando juntos um espaço que dialoga com a juventude e a cada passo feito paulatinamente gera grande alegria porque é feito em conjunto”, acrescentou Zenilde.

Encontros estão ocorrendo em todas as Províncias

Esta foi a terceira das quatro reuniões de província. O próximo encontro será com jovens da Província de Passo Fundo no domingo, 22 de maio.

>> Província Eclesiástica de Santa Maria avalia trajetória e paneja ações dos setores juventude para o Biênio 2016/2017

>> Província Eclesiástica de Porto Alegre avalia caminhada dos setores diocesanos da Juventude e projeta ações para o Cuidado com a Vida

E aí tchê

Subsídios

© 2017 - E aí tchê Site produzido pela Netface