E aí tchê
Em missão pela vida
FacebookTwitterInstagramYouTube

Província Eclesiástica de Santa Maria avalia trajetória e paneja ações dos setores juventude para o Biênio 2016/2017

Publicada em 03/05/2016

Assessores, articuladores e comunicadores da província eclesiástica de Santa Maria se reuniram no sábado (30), em Cruz Alta, para avaliar a caminhada dos setores diocesanos de juventude e projetar as ações do plano bienal 2016/2017, que tem como tema transversal o Cuidado com a Vida.

A Província eclesiástica de Santa Maria reúne as dioceses de Cachoeira do Sul, Cruz Alta, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santo Ângelo e Uruguaiana. O encontro iniciou com a Leitura Orante do Evangelho que narra a caminhada feita pelos discípulos de Emaús. Em seguida, os participantes partilharam com o grupo sobre como se sentem na caminhada enquanto assessores, articuladores e comunicadores no Setor Juventude, enfatizando os aprendizados e desafios e como se veem enquanto representantes da juventude do Estado.

“Sozinhos, não podemos representar toda a juventude, mas como grupo [no Setor] conseguiremos. Me sinto motivado em saber que como grupo conseguiremos sim”, diz o jovem articulador da Diocese de Cachoeira do Sul, Taylor de Oliveira.

Em outro momento, todos foram convidados a refletir sobre seu papel como lideranças, a partir da dimensão pessoal, comunitária (no grupo), na diocese e no regional.

Em Missão Pela Vida

A tarde foi reservada para a leitura do Plano Bienal e planejamento das atividades. Como ação provincial comum, o grupo decidiu pela organização de um “Dia D”, em que cada diocese vai realizar ações em prol do cuidado com a vida em suas mais diversas formas.

O encontro também tratou da Formação de Multiplicadores, que reunirá lideranças de grupos da Província. A formação deverá ocorrer em Santo Ângelo, nos dias 4 e 5 de junho, e terá como tema a dimensão da liderança e o papel dos assessores, articuladores e comunicadores.

Ao longo do dia, os participantes realizaram a pintura do logotipo do Projeto “Em Missão pela Vida”. A pintura foi gravada em vídeo, e ocorrerá também nas demais reuniões de Província.

O dia encerrou com uma oração final, em que cada diocese acendeu uma vela que será o símbolo do trabalho realizado nos próximos dois anos. Cada um dos jovens também recebeu uma vela para levar consigo, como símbolo da sintonia com Deus e com o Projeto d’Ele para a Juventude do estado.

Encontros ocorrerão em todas as Províncias

Esta foi a segunda das quatro reuniões de província. Outros encontros deverão ocorrer com jovens das Províncias de Pelotas e Passo Fundo. 

“Vamos para as reuniões de coração aberto para a realidade de cada província e de cada liderança que se fizer presente. Vamos na perspectiva de nos deixar surpreender pelo Deus que habita cada pessoa. A oportunidade de estar com as lideranças diocesanas em número menor de dioceses nos permite perceber de forma mais particular cada Diocese”, diz a Irmã Zenilde.

O próximo encontro ocorre em Rio Grande, nos dias 13 e 14 de maio, com articuladores, comunicadores e assessores das Dioceses da Província de Pelotas.

>> Província Eclesiástica de Porto Alegre avalia caminhada dos setores diocesanos da Juventude e projeta ações para o Cuidado com a Vida

 

E aí tchê

Subsídios

© 2017 - E aí tchê Site produzido pela Netface