E aí tchê
Em missão pela vida
FacebookTwitterInstagramYouTube

Encontro Estadual de CEB’s movimentou a Diocese de Caxias do Sul

Publicada em 25/04/2016

Entre os dias 21 e 24 de abril, 1.200 delegados vindos das 18 arqui/dioceses do estado do Rio Grande do Sul, estiveram reunidos em Farroupilha, no 14º Encontro Estadual das Comunidades Eclesiais de Base (CEB’s). Foi a segunda vez que a serra gaúcha sediou o evento.

 

Contando com numerosas lideranças leigas, dentre elas jovens, bispos, padres, diáconos, religiosos e religiosas, além de representantes de outras confissões religiosas, o 14º Encontro Estadual, foi realizado com o tema “Comunidade: Igreja da base, fermento da nova sociedade” e o lema “vinho novo em barris novos. ”

 

O evento, que acontece a cada quatro anos, teve uma mescla de debate, celebração, reflexão e construção, a partir da metodologia do “ver, julgar e agir”. Os quatro dias foram de vivência muito intensa por parte dos participantes, que puderam trocar experiências e compartilhar as realidades de suas Igrejas particulares.

 

Na sexta-feira 22, os participantes foram organizados em 11 miniplenárias discutindo diversos temas relacionados à vida da comunidade: diversidade religiosa, os desafios do mundo urbano, famílias e suas diversidades, juventudes, protagonismo dos leigos e das leigas, organização política, meio ambiente: cuidado com a casa comum, agroecologia, missionariedade: uma Igreja em saída, diversidade de gênero e protagonismo feminino. A realização das plenárias e os apontamentos dos participantes nortearam as discussões e reflexões, além da construção conjunta de um posicionamento das comunidades gaúchas sobre as temáticas abordadas.

 

Na noite de sexta, os delegados das arqui/dioceses caminharam desde os Pavilhões da FenaKiwi até o Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Caravaggio, para a celebração dos mártires da caminhada. O interior do templo ficou repleto e iluminado pelas velas que os fiéis traziam.

 

Durante o sábado, sobretudo, a juventude participou da exposição dos apontamentos das plenárias e da preparação da celebração de encerramento do 14º Encontro Estadual de CEB’s. A Pastoral da Juventude do RS marcou presença com mais de 20 delegados das diversas regiões do Estado.

 

A Santa Missa de encerramento foi presidida pelo bispo diocesano de Caxias do Sul, Dom Alessandro Ruffinoni, concelebrada por outros bispos e sacerdotes. Ao final da celebração foi lida a carta do 14º Encontro Estadual de CEBS às Comunidades do RS, construída em conjunto, pelos apontamentos das miniplenárias, na qual foram delineados os compromissos da Igreja do RS:

Comunidades Eclesiais e Ecológicas de Base, rosto da Igreja em saída, profética e missionária a serviço da vida, em especial a vida dos pobres, em cuja carne comunga-se o corpo e o sangue do próprio Jesus Cristo, com um especial e urgente cuidado com a Casa comum;

Ser rosto de uma Igreja de Jesus Cristo que testemunhe a radical igualdade de filhos e filhas de Deus pela vivência comunitária que respeite e acolha as diversidades de nosso povo (de gênero, raça, cultura e credo) e supere todo tipo de autoritarismo, clericalismo, machismo e patriarcalismo;

Como Igreja, Povo de Deus, Rede de Comunidades, a promover a formação de pequenos grupos, intensificando a iniciação à vida cristã e a formação política e a mística sempre a partir da Palavra de Deus;

Como Comunidades de Base, fermento de uma nova sociedade, a assumir a defesa e ampliação da Democracia, participando do fortalecimento da organização popular, impulsionando o PROTAGONISMO dos pobres, por onde passam as transformações que sonhadas e buscadas;

A reconhecer e fortalecer o protagonismo das mulheres em todos os espaços da Igreja;

Ser Comunidade que vá ao encontro das periferias sociais e existenciais dinamizando e impulsionando as Pastorais sociais e outros iniciativas de promoção dos direitos humanos, que respondam aos clamores surgidos do sofrimento do povo em cada realidade.

 

Ao final do encontro, foi anunciada a Diocese do Rio Grande como a próxima sede o 15º Encontro Estadual das Comunidades Eclesiais de Base, que será realizado em 2020.

E aí tchê

Subsídios

© 2017 - E aí tchê Site produzido pela Netface