E aí tchê
Em missão pela vida
FacebookTwitterInstagramYouTube

V Jornada Diocesana da Juventude reúne diversos carismas jovens na cidade de Santa Rosa

Publicada em 23/03/2016

No sábado (19), aconteceu no Bairro Sulina de Santa Rosa, a 5º Jornada Diocesana da Juventude da Diocese de Santo Ângelo, tendo início às 15h e encerramento às 20h. Participaram jovens de quase todas as paróquias da Diocese, sendo assim, um encontro de muitos carismas. Contou também com a presença do Bispo Diocesano, Dom Liro Vendelino Meurer. 

O encontro começou com uma caminhada orante, onde diversos grupos falaram sobre o tema da Campanha da Fraternidade desse ano: “Casa Comum, nossa responsabilidade”. Durante a caminhada os jovens refletiram sobre o que estão fazendo para cuidar do planeta, e se revezaram para carregar a Cruz Peregrina e o Ícone de Maria, símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude.
Depois da caminhada, foi celebrada a Santa Missa, presidida por Dom Liro. E como é o ano da Jornada Mundial da Juventude em Cracóvia, foram lidas preces em vários idiomas. Simbolizando a unidade diocesana, as bandeiras dos grupos foram amarradas umas às outras e apresentadas durante o ofertório. Para dar continuidade ao espírito de união, os jovens receberam fitas, as quais foram atadas umas às outras formando uma rede.
Após a Missa, foram apresentados os novos membros da coordenação do Setor Diocesano da Juventude e feito o agradecimento aos jovens que deixaram a articulação e comunicação do Setor no início deste ano, após longa caminhada e serviço de evangelização da juventude. 
Foi feito o relato sobre a quinta edição da JDJ, que apresentou nova dinâmica de encontro dos diferentes carismas que compõem o setor diocesano da juventude.
Leia a seguir alguns comentários:
Caterine Patia do MDJ fala sobre o que sentiu participando desta jornada: “Bom, essa foi a primeira vez em que participo da JDJ e o que pude perceber é que todas as vezes que estamos por perto de mais jovens nosso amor por Deus se fortalece cada vez mais. Senti uma presença enorme Dele junto de nós e poder conhecer outros grupos também sempre é gratificante, pois assim dividimos aquilo que aprendemos em nossas comunidades, adquirimos novos aprendizados, e claro, sempre encontramos novos amigos! Todos os momentos foram muito especiais e contagiantes, mostrando como a juventude católica realmente é. Que possamos ter diversos momentos como esse, junto de Deus!”
Já Alessandra Batista do grupo Plugged de Independência salienta como positiva a dinâmica da 5ª Jornada: “Eu achei uma forma bem criativa de envolver nós jovens. Sem que se torne algo repetitivo ou cansativo. Gostei bastante da forma que foi organizado... Ótima acolhida, ambiente bom.”  Alessandra Batista, Plugged.
Para a assessora da juventude, Elisângela Frois, a caminhada na comunidade foi bem marcante: “O que eu destaco da quinta jornada diocesana da juventude da diocese de Santo Ângelo foi o momento de Evangelização muito intenso vivido com a caminhada dos jovens pelo bairro Sulina de Santa Rosa o que nos fez refletir e rezar através das meditações organizadas por grupos de diferentes carismas, e também nos permitiu chegar perto daqueles que não fazem parte dos grupos, ou da Igreja, mas que pararam para ver e ouvir a juventude que passava rezando e cantando.”
Para finalizar o encontro, teve um momento cultural com apresentação de bandas dos grupos de jovens: Ministério Anjos do Senhor de Santa Rosa (RCC), Banda Servos da MTA de Santo Ângelo (Juventude de Schoenstatt) e Banda Amicis de Tuparendi (Emaús).

E aí tchê

Subsídios

© 2017 - E aí tchê Site produzido pela Netface