E aí tchê
Em missão pela vida
FacebookTwitterInstagramYouTube

Reunião de assessores, comunicadores e articuladores foi prova de unidade na evangelização da juventude

Publicada em 29/02/2016

Assessores, comunicadores e articuladores estiveram reunidos neste final de semana na primeira reunião do ano do Serviço de Evangelização do Regional Sul 3 para tratar do “Cuidado com a vida”, tema que norteará as ações do Eai?Tchê neste biênio. Cerca de 40 pessoas, representantes de 16 dioceses, se envolveram em atividades de partilha e desenvolvimento em conjunto, onde as dificuldades e ações de cada diocese foram compartilhadas. Os participantes também viveram momentos de espiritualidade em que o encontro com Cristo repôs as energias, na reunião que ocorreu no Centro Mariápolis Arnold, em São Leopoldo, nos dias 27 e 28 de fevereiro.
Participaram comunicadores, articuladores e assessores das Arqui/Dioceses de Cruz Alta, Santo Ângelo, Uruguaiana, Osório, Porto Alegre, Montenegro, Santa Maria, Pelotas, Erexim, Rio Grande, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Santa Cruz do Sul, Vacaria, Cachoeira do Sul e Passo Fundo. O encontro também contou com a participação de novos voluntários, que estão ingressando no Setor Juventude das Dioceses. Na avaliação, diante do processo vivenciado nos dois dias, se confirmou o trabalho envolto na juventude e que, a cada avanço em conjunto, surge mais maturidade e responsabilidade com as ações de evangelização no Estado. Em dois dias, partilhas de ações das dioceses, envoltas nas propostas de cuidado com a vida como eixo transversal, diante das perspectivas de missão, estruturas de acompanhamento e assessoria, foram objetos de soma para ações diocesanas.
No sábado, houve um momento de partilha da experiência de dois missionários que atuam no cuidado à crianças e adolescentes em Cachoeirinha. Também se fez memória do processo de construção do novo plano bienal, além da articulação de novas ações. Cada perspectiva foi trabalhada por equipes divididas por diocese ou por grupos de assessores, articuladores e comunicadores e, ao final, as decisões foram tomadas em conjunto para nortear os trabalhos do biênio 2016/2017.
Segundo o articulador do Setor Juventude da Diocese de Cruz Alta Rodrigo Vieira, “foi um momento bonito para mostrar a unidade da evangelização da juventude no regional, mostrando o rosto jovem da Igreja”, disse.
Ao final da reunião, no domingo, a equipe de comunicação expôs os projetos de identidade visual que comtemplam os elementos do cuidado com a vida, construídos em conjunto, entre os comunicadores diocesanos, os quais representam suas dioceses em decisões da área, num processo que deve ser rápido, mas acima de tudo consciente e responsável. Apresentaram também a nova linha editorial que contemplará o canal de vídeos do Serviço no YouTube, para que o envolvimento com todo o Estado seja mais forte, além da apresentação da estrutura da comunicação aos novos integrantes do grupo.
Os articuladores pautaram a necessidade de uma nova reunião para que haja mais conhecimento e estruturação de trabalhos a serem desenvolvidos, pois a demanda é grande. A sugestão foi de que haja uma reunião de articuladores em agosto.
Os assessores compartilharam as alegrias do compromisso com a juventude, bem como o envolvimento mais assíduo dos demais assessores e padres, para que haja comunhão entre as 18 Arqui/Dioceses do Estado com a fé e a missão da evangelização da juventude, proposta pelo Eai?Tchê.
“A proposta de evangelização do Eai?Tchê segue seu caminho, fortalecendo a juventude, estruturando pontes e derrubando muros para uma ação verdadeira de Cristo, junto com Nossa Senhora Aparecida, sempre primando pelo cuidado com a vida, missão e uma assessoria comprometida com uma forte estrutura de acompanhamento da juventude gaúcha”, destacou a coordenadora do Serviço de Evangelização da Juventude Zenilde Fontes.



 

E aí tchê

Subsídios

© 2017 - E aí tchê Site produzido pela Netface