E aí tchê
Em missão pela vida
FacebookTwitterInstagramYouTube

Campanha da Fraternidade 2016 terá o meio ambiente como tema central

Publicada em 05/02/2016

A Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016 (CFE), será lançada na 4ª feira de cinzas, 10 de fevereiro, trazendo como tema principal, “Casa Comum, nossa responsabilidade” e, como lema, “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca.” (Am 5,24), numa referência aos reiterados apelos do Papa Francisco, de cuidado pleno com a vida.

A CFE é realizada anualmente pelas Igrejas que integram o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic) e, no Rio Grande do Sul, o lançamento será realizado às 14h30, durante Coletiva de Imprensa, na nova sede regional da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB Sul 3), situada junto à Livraria Padre Reus, na Rua Duque de Caxias, 805, no Centro Histórico de Porto Alegre.

Ao comentar a proposta deste ano, o bispo referencial para a Juventude Gaúcha, dom Adelar Baruff, lembrou que a iniciativa integra a caminhada da Quaresma e listou pontos importantes da participação juvenil neste processo: A campanha “ajuda os cristãos a olharem uma realidade específica de sofrimento humano e social. Então, a conversão quaresmal torna-se concreta, tempo oportuno para viver a misericórdia e a solidariedade”, disse.

Dom Adelar também alerta que o foco da campanha será o direito ao saneamento básico, como “ponto concreto, onde todos somos convidados a nos unirmos, com ações efetivas.”

Vale ressaltar, ainda, que esta é uma Campanha da Fraternidade Ecumênica. Por isso, será ocasião de nos aproximarmos dos irmãos e irmãs de fé de outras confissões cristãs, que também assumirão esta caminhada comum.

Como os jovens podem se envolver?

- estudar, aprofundar o tema proposto; abordar nos grupos de jovens esta reflexão, a partir do material à disposição;

- participar das programações e iniciativas nas paróquias: encontros, estudos, atividades, retiros quaresmais, celebrações penitenciais;

- divulgar e partilhar nos meios de comunicação a reflexão que está sendo realizada. Trazer para o debate situações concretas do lugar onde residimos: coleta e reciclagem do lixo, limpeza dos lugares públicos, abastecimento de água potável;

- convidar os jovens a somarem-se ao esforço comum que está sendo realizado em nosso país na luta contra o mosquito aedes aegypti, de forma que esta seja uma ação para todos os grupos de jovens dos diferentes carismas.

E aí tchê

Subsídios

© 2017 - E aí tchê Site produzido pela Netface