E aí tchê
Em missão pela vida
FacebookTwitterInstagramYouTube

Em Nazaré, assessores refletem sobre o processo de educação na fé

Publicada em 27/01/2016

Nazaré, mais que lugar, é um tempo. Tempo de crescimento, amadurecimento, discernimento e vivência em comunidade. É nesta terra santa que Jesus vive e sonha. É ali que Maria garante que o pequeno cresça em estatura, sabedoria e graça. Nazaré é ninho de ternura e de cuidado entre Jesus, Maria, José e toda a comunidade. Acima disso, é lugar de compromisso com o Reino que se apresenta de forma simples, no amor, no respeito, na convivência e na relação com o outro.

Nessa quarta-feira (27), Nazaré acolheu os assessores para refletir sobre o caminho da educação e amadurecimento na fé. A Leitura Orante da Bíblia foi o ponto de partida para os trabalhos do dia. Inspirados na vida de Jesus, o grupo refletiu sobre os passos do processo, uma vez que não há crescimento sem que se faça uma trajetória. Esse amadurecimento acontece por meio de quatro elementos: processo, mística, lugar e momento.

Uma das etapas do processo é a formação integral, que contempla cinco aspectos: integração, personalização, evangelização, conscientização e capacitação. As reflexões do dia se concentraram nos dois primeiros pontos, através do estudo, partilha e propostas práticas de ação.

Para Felipe Toniolo, da Diocese de Erechim, esse caminho não está pronto, e o compromisso do assessor é estar ao lado do jovem. “Nunca estamos totalmente preparados, mas se estivermos abertos a escutar, se dedicar e se colocar à disposição, conseguiremos ser referência”, ressalta.

A trajetória percorrida durante o dia foi celebrada à noite, com uma oração inspirada na espiritualidade da comunidade francesa Taizé.

 

 

 

 

E aí tchê

Subsídios

© 2017 - E aí tchê Site produzido pela Netface