E aí tchê
Em missão pela vida
FacebookTwitterInstagramYouTube

Missões jovens 2016: Um momento de amar e servir

Publicada em 11/01/2016

“Neste ano, a terra prometida pelo Senhor ao seu povo não mana leite e mel, é um lugar bonito e acolhedor, cortado por um rio que carrega esperanças e utopias em sua correnteza.”

Vivenciando uma nova experiência de missão, as Dioceses de Erexim e Vacaria e a Arquidiocese de Passo Fundo protagonizaram, de 07 a 10 de janeiro, dias de doação, partilhas, encontro e felicidades. A casa escolhida pelo Senhor foi a cidade de Barão de Cotegipe, no norte do Rio Grande do Sul.

Os mais de 180 jovens dessas três Igrejas vivenciaram como horizonte o Jubileu da Misericórdia, proclamado pelo Papa Francisco, como fio da missão que fora segurado por tantas mãos e um só coração pulsando junto à juventude missionária. Durante os quatro dias, os jovens rezaram a partir dos lugares de Jesus - Belém, Nazaré, Samaria, Betânia e Jerusalém - o desejo de ter e ser um coração misericordioso, símbolo dessas missões.

O jovem Matheus Fernandes da PJ de Marau acredita que "foi um momento de refletir o ano da misericórdia, de visitar as famílias, de poder olhar a realidade e levar a mensagem de paz, esperanças e sonhos de uma juventude que acredita na civilização do amo. As missões jovens deixam as marcas da simplicidade, organização e comprometimento com a causa da juventude, pois a vida dos jovens é missão de todos nós".

Felizes os misericordiosos (MT 5,7), felizes os momentos de amizade, partilha, sorriso largo, cansaço, e muitas bênçãos nas casas, celebrações com grupos de famílias e em comunidades do interior. O jovem Adrian Musso da PJ de Sananduva ressalta que vivenciar as missões "é sentir Cristo em nós e nos outros, no sorriso espontâneo, nos abraços apertados, nas palavras de carinho e até mesmo nas lagrimas das despedidas. As missões nos deixam muitas marcas, muitos amigos, muitos ensinamentos que nos fazem crescer como pessoa e entender o propósito de sair de si, de doar-se ao outro e experimentar de momentos marcantes com todas as variedades de pessoas que nos cercam. Missões jovens é viver Cristo, missões jovens é se alegrar com a mudança que proporcionamos aos outros".

Estes jovens missionários deixaram um pedacinho de si na cidade de Barão de Cotegipe, e retornam para suas cidades com a certeza que levam consigo muito mais que deixaram. Voltam com o coração inquieto para fortalecer seus grupos de base e para seguir firmes e fortes na construção da Civilização do amor.

E aí tchê

Subsídios

© 2017 - E aí tchê Site produzido pela Netface