E aí tchê
Em missão pela vida
FacebookTwitterInstagramYouTube

AS CINCO DIMENSÕES DA REALIZAÇÃO HUMANA

Publicada em 16/12/2015

Para que um Projeto de Vida seja bem pensado e construído ele precisa abordar as diversas dimensões da vida, dando-lhes uma resposta concreta e um sentido de unidade entre elas. Portanto, Projeto Pessoal de Vida é a organização dos vários sonhos, com passos bem concretos abrangendo as várias dimensões da vida. Precisamos, então, escolher um esquema que melhor proporcione a visão global da vida considerando as suas várias partes. Entre tantos modelos, escolhemos aqui as cinco dimensões da Formação Integral.

Dimensão psico-afetiva / Personalização: ‘Quem sou eu?’. É o esforço de tornar-se pessoa: descobrir-se, possuir-se, aceitar-se, integrar-se, trabalhar-se.  É a minha relação comigo mesmo.

Dimensão psicossocial / Integração: É a capacidade de descobrir e se relacionar com o ‘outro’, gerando afeição e cooperação, confronto de idéias e dons, acolhida e convivência. É a minha relação com o outro.

Dimensão mística / Evangelização: É a vivência da fé, resposta ao sentido de vida, envolvimento eclesial. É a minha relação com Deus, com seu plano, com a Igreja.

Dimensão política / Conscientização: Descobrir o mundo e fazer-se sujeito da história. É a minha relação com a sociedade.

Dimensão da capacitação / Capacitação Técnica: Preparação para a ação de: planejar, executar, revisar, liderar. É a minha relação com a ação.

Um Projeto de Vida se enriquece quando conseguimos - depois de escrevê-lo - destacar alguns pontos; dando prioridade para aquilo que é mais urgente.

É necessário avaliá-lo periodicamente para assegurar que estamos no caminho certo e progredindo, ou para constatar os escassos resultados e suas causas.

É preciso, ainda, ter paciência e persistência. Precisamos ser humildes diante de nosso Projeto e abraçá-lo no espírito de fé. Nem tudo acontece como planejamos e na data que programamos; às vezes, inclusive, experimentamos gosto de derrota. Mas se faz necessário perseverar, afinal de contas, desde o início, optamos por Aquele que prometeu estar conosco até o fim dos tempos, apostando em nossa vida!

 

 

FONTE:

Eduardo Pinheiro da Silva, sdb

Bispo Auxiliar de Campo Grande/MS

Responsável do Setor Juventude da CNBB

Livro: “PROJETO PESSOAL DE VIDA”
Editora CISBRASIL-CIB (Brasília), 2008
 

E aí tchê

Subsídios

© 2017 - E aí tchê Site produzido pela Netface