E aí tchê
Em missão pela vida
FacebookTwitterInstagramYouTube

Advento também é tempo de refletir sobre nossa vida e ação pastoral

Publicada em 02/12/2015

O tempo do Advento nos convida a refletir sobre nossa vida e ação pastoral. É tempo de perceber o projeto de Deus que se faz vida na simples manjedoura.

 

"Bem conheço os desígnios que mantenho para

convosco, oráculo do Senhor ,

desígnios de prosperidade e não de calamidade,

de vos garantir um futuro e uma esperança.”

(Jr 29, 11)

 

Deus tem um Projeto: um projeto voltado para as suas criaturas, para seu povo, para cada um de nós. Ele está sempre nos convidando e nos orientando para a nossa organização pessoal e coletiva em vista do bem, da verdade, da felicidade, da comunhão, da libertação, da salvação que vem como consequência deste compromisso humano assumido.

O projeto de Deus é a construção do Reino: vida plena para todos. Em Jesus Cristo, este projeto acontece por excelência: “O Espírito do Senhor está sobre mim, pois ele me consagrou com a unção, para anunciar a Boa Nova aos pobres...” (Lc 4, 18-19). As Bem-aventuranças (Mt 5, 1-11) proclamadas e testemunhadas pelo Mestre nos concretiza esta proposta de plenitude. Assim, nosso projeto pessoal não pode ser entendido nem construído sem esta referência fundamental: Jesus Cristo.

PROJETO DE VIDA: SINAL DE MATURIDADE

O importante não é ter um Projeto de Vida 'perfeito' ou 'completo', mas algo concreto e pensado, fundamentado no Evangelho, que nos possibilite chegar a metas e ir crescendo gradualmente. A questão principal é querer se organizar e começar a traçar metas, considerando tudo aquilo que nos torna verdadeiros discípulos missionários de Jesus Cristo, fazendo nossos olhos brilharem e o coração bater com entusiasmo pela Vida e pelo Senhor da Vida.

O Projeto de Vida é o nosso segundo nascimento; uma decisão de vida tomada na liberdade a partir do que somos e daquilo que queremos ser. Ele é formado de compromissos que nós mesmos determinamos e assumimos, dentro da nossa consciência, visão, sensibilidade, oportunidades, liberdade. Se caminharmos sem enxergar onde estamos, para onde queremos ir e o que devemos fazer, nos perdemos e perdemos tempo.

O Projeto de Vida é a organização das escolhas que fazemos para poder viver intensamente: valores, princípios, metas, na busca constante e incansável de responder ao que queremos ser e fazer na vida, definindo o rumo, o significado maior, o sentido, a direção, os objetivos a curto, médio e longo prazos.

Por isso, pautar a vida por um Projeto é sinal de maturidade humana!

O Projeto de Vida é também sinal de maturidade na opção cristã, na fé, pois é a nossa resposta concreta e programada ao chamado que Deus nos faz para dar sentido e qualidade à Vida, determinando passos concretos que conduzam à felicidade. Chamados por Deus à vida somos também chamados a administrá-la da melhor maneira possível para que ela cumpra o seu próprio destino de nos conduzir à verdadeira felicidade, à perfeição, à santidade. E para isto acolhemos a proposta cristã que nos foi revelada como o melhor caminho.

No processo de elaboração do Projeto de Vida, “a pessoa aprende a harmonizar as ferramentas com as quais: realiza uma análise global da realidade social na qual vive, visualiza um horizonte amplo de sentido humano satisfatório, esquematiza um caminho a percorrer, prevê alguns recursos com os quais pode contar” (CELA; CNBB Setor Juventude. Projeto de Vida, p 111).

E AÍ? VAMOS NESSA?

O Advento é momento significativo para revermos nossa vida, traçando objetivos que nos façam chegar mais próximo do projeto de Deus. Somos convidados para pintar esse lindo mosaico da nossa vida, redescobrindo a beleza do amor de Deus em nós.

No início da construção do Projeto Pessoal de Vida necessita-se ter uma noção geral da própria vida, descrevendo, o quanto possível:

- A História pessoal: o passado que se viveu, o vida do presente, o futuro que se deseja;

- A Realidade sócio-econômico-político-cultural-religiosa na qual se encontra;

- Os Valores em que se acredita e se apoia;

- A visão que se tem sobre: Jesus Cristo, Igreja, Reino, Pessoa.

 

Fonte:

Projeto Pessoal de Vida

Dom Eduardo Pinheiro da Silva, responsável do Setor Juventude da CNBB

Editora: CISBRASIL-CIB

Local/Ano: Brasília, 2008

E aí tchê

Subsídios

© 2017 - E aí tchê Site produzido pela Netface