E aí tchê
Em missão pela vida
FacebookTwitterInstagramYouTube

A grande surpresa do Bote Fé RS: uma carta do Papa Francisco

Publicada em 08/11/2015

O Bote Fé RS, realizado no 1º de novembro, no anfiteatro Pôr-do-Sol, em Porto Alegre, certamente emocionou e surpreendeu a todos. Mas nenhuma surpresa foi maior do que receber uma mensagem enviada especialmente para aquele momento, pelo Papa Francisco.

O conteúdo da carta foi guardado até o último momento. Sua divulgação aconteceu no começo da Celebração Eucarística, quando Dom Adelar Baruffi, bispo de Cruz Alta e referencial da Juventude no Rio Grande do Sul, deu a notícia, deixando a gurizada feliz e atenta.

Em seguida, o arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, leu a carta. O silêncio era quase absoluto. Em sua mensagem Francisco recordou sua passagem pelo Brasil durante a Jornada Mundial da Juventude, em 2013, repetindo o que disse naquela ocasião: “Queridos jovens, sintam a companhia de toda a Igreja e também a comunhão dos Santos nesta missão. Quando enfrentamos juntos os desafios, então somos fortes, descobrimos recursos que não sabíamos que tínhamos.”

Em outro momento o Santo Padre lembrou de Madre Teresa de Calcutá, ao mencionar o que certa vez foi perguntado a ela: “Por onde começar?” – Por ti e por mim, respondeu ela. Tinha vigor aquela mulher! Sabia por onde começar. Hoje eu roubo a palavra a Madre Teresa e digo também a você: Começamos? Por onde? Por ti e por mim! Cada um, em silêncio, se interrogue: se devo começar por mim, por onde principio? Cada um abra o seu coração, para que Jesus lhe diga por onde começar.” A carta trazia ainda um desafio de mostrarmos ao mundo nossa alegria de sermos jovens cristãos: “Se estivermos verdadeiramente enamorados de Cristo e sentirmos o quanto Ele nos ama, o nosso coração se “incendiará” de tal alegria que contagiará quem estiver ao nosso lado.”

Na conclusão, o Santo Padre concedeu sua Bênção Apostólica a todos os jovens presentes no “Bote Fé”: “Com estes votos feitos oração, o Santo Padre envia a todos os participantes do “Bota Fé”, extensiva a todos os jovens gaúchos, uma propiciadora Bênção Apostólica.”

Você pode conferir aqui, o vídeo do momento em que a carta foi lida no Bote Fé: https://www.youtube.com/watch?v=kZzeZafVuBA

Ao final da celebração, Dom Jaime Spengler conversou conosco e comentou a carta recebida do Papa Francisco: https://www.youtube.com/watch?v=K1BWKUWlR24

 

A íntegra da carta você confere logo aqui abaixo:

 

SUA SANTIDADE, O PAPA FRANCISCO

Informado da realização do evento católico “BOTE FÉ”, na Arquidiocese de Porto Alegre, anima a todos os participantes a responderem ao Evangelho com generosidade e coragem, como corresponde a um coração jovem, conscientes de que os cristãos pela graça de Deus “se tornam templos do Espírito Santo, pedras vivas com que se constrói a Igreja” (Catecismo da Igreja Católica, 1197), reavivando o compromisso de transmitir aos outros essa alegria de ser filhos de Deus. Por isso, o Papa Francisco recorda as palavras pronunciadas durante a sua passagem pelo Brasil: “Queridos jovens, sintam a companhia de toda a Igreja e também a comunhão dos Santos nesta missão. Quando enfrentamos juntos os desafios, então somos fortes, descobrimos recursos que não sabíamos que tínhamos.” (Eucaristia conclusiva, 28/7/2013). E, durante a Vigília, ele retomava esta pergunta feita um dia “a Madre Teresa de Calcutá: “Por onde começar?” – Por ti e por mim, respondeu ela. Tinha vigor aquela mulher! Sabia por onde começar. Hoje eu roubo a palavra a Madre Teresa e digo também a você: Começamos? Por onde? Por ti e por mim! Cada um, em silêncio, se interrogue: se devo começar por mim, por onde principio? Cada um abra o seu coração, para que Jesus lhe diga por onde começar” (27/7/2013). Se estivermos verdadeiramente enamorados de Cristo e sentirmos o quanto Ele nos ama, o nosso coração se “incendiará” de tal alegria que contagiará quem estiver ao nosso lado. Com estes votos feitos oração, o Santo Padre envia a todos os participantes do “Bote Fé”, extensiva a todos os jovens gaúchos, uma propiciadora Bênção Apostólica.

Vaticano, 30 de setembro de 2015.

 

+ AngeloBecciu
Substituto da Secretaria de Estado de Sua Santidade

 

E aí tchê

Subsídios

© 2017 - E aí tchê Site produzido pela Netface