E aí tchê
Em missão pela vida
FacebookTwitterInstagramYouTube

35ª Romaria marcará início da peregrinação da Imagem de Nossa Senhora Aparecida nas paróquias de Passo Fundo

Publicada em 02/10/2015

 

Imagem foi enviada pelo Santuário Nacional para visitar todas as paróquias e comunidades em preparação a festa dos 300 anos de Aparição de Nossa Senhora, em 2017

 

Em abril deste ano uma caravana de 42 pessoas trouxe de Aparecida – SP, um presente especial para a Arquidiocese de Passo Fundo. Uma imagem peculiar de Nossa Senhora Aparecida, idêntica à original, para peregrinar por todas as paróquias e comunidades, motivando a comemoração dos 300 anos do encontro no Rio Paraíba.

A peregrinação marca os três anos (tríduo) preparatórios para a grande festa do tricentenário, que acontecerá em julho de 2017, com a possível presença do Papa Francisco em Aparecida.

A irmã Salete Inês Rambo, assessora do Setor Juventude, que assumiu a organização da visita na arquidiocese, explica: “o Santuário Nacional ofereceu a cada diocese, uma imagem fac símile para visitar todos os lugares possíveis, permitindo a todo o povo cristão a experiência da presença viva da Mãe que caminha com os filhos”.

“Deus Pai, ao criar-nos, criou-nos por amor e com amor e constantemente quer fazer-se presente nessa caminhada. Deu-nos seu Filho Jesus, para que, como Ele viveu, vivamos nós também. Deu-nos a força renovadora do Espírito e presenteou-nos com a presença constante da Mãe Maria. Nossa Senhora Aparecida, ao visitar-nos, nos lembra desse amor de Deus, que não nos abandona, nos lembra que somos família, que temos irmãos e irmãs que, como nós, desejam vida em abundancia e nos recorda que temos toda uma natureza, que precisa ser cuidada”, destaca a religiosa.

Desde maio na Arquidiocese de Passo Fundo a imagem visita as Congregações Religiosas e, a partir do dia 11 de outubro, na 35ª Romaria de Nossa Senhora Aparecida, passará a peregrinar pelas 53 paróquias e mais de 800 comunidades, nos 47 municípios abrangidos. “A visita da Mãe é sempre bem vinda. Ela traz conforto, é repleta de cuidado, é sinal de vida. Já são 300 anos de caminhada, de amor e intercessão por todos os seus filhos e filhas, especialmente os menos favorecidos. Será um momento especial de evangelização, de caminharmos com todo o Brasil que venera essa querida Mãe, em um sinal de unidade, de fé e de compromisso”, afirma irmã Salete.

A visita da imagem iniciará pela paróquia Nossa Senhora do Rosário da Pompéia, de Tapera e segue por esta área pastoral. Em seguida, passa pelas regiões de Tapejara, a partir de dezembro, depois pelas áreas de Guaporé e Casca, a partir de fevereiro e maio, respectivamente. Em junho de 2016, a imagem chega à região de Sarandi, seguindo em agosto para a área de David Canabarro. Passo Fundo acolhe a imagem de outubro a dezembro de 2016, entregando em seguida para a área de Marau. A cidade de Carazinho será a última a receber a visita da Santa, de abril a julho de 2017. Confira o roteiro completo no site da arquidiocese: http://bit.ly/1YFiAvC.

Material de formação e celebração

Para facilitar o trabalho nas paróquias e comunidades durante a visita da imagem, o Setor Juventude da Arquidiocese produziu um material com propostas de formação, reflexão e celebração.

O folheto, com oito páginas, apresenta a relação entre Maria e os jovens, as mulheres, os pobres, a água e a Igreja. Além disso, propõe ações concretas a partir de cada tema, sempre relacionando com a nossa realidade. O material apresenta também sugestões de celebração, terço Mariano, benção nas casas, filmes, roda de conversa sobre juventude e Leitura Orante da Palavra.

O material foi elaborado a partir das Cartilhas do Rota 300, da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude e estará disponível para as paróquias a partir do início de outubro.

 

E aí tchê

Subsídios

© 2017 - E aí tchê Site produzido pela Netface