E aí tchê
Em missão pela vida
FacebookTwitterInstagramYouTube

Símbolo do Bote Fé 2015 mobiliza jovens em todo o estado

Publicada em 14/09/2015

Durante a Jornada Mundial da Juventude que ocorreu no Rio de Janeiro em 2013, o Papa Francisco pediu aos jovens que continuassem em missão, “botando fé” em suas ações. Nesse sentido, o Regional Sul 3 da CNBB, através do Serviço de Evangelização da Juventude, o Eaí?Tchê, articulou o projeto #EmMissão, uma Igreja em saída.

Esse projeto mobilizou jovens das 18 Arqui/Dioceses do Estado inteiro, que se envolveram em processos de formação, reflexões e atividades missionárias. O símbolo dessa caminhada é uma fita que cada jovem é convidado a colocar no pulso, como forma de lembrar o compromisso assumido com seus sonhos e projetos, o compromisso com seu grupo e o compromisso com a missão.

Muitos jovens já colocaram a fita e outros ainda estão vivendo os encontros celebrativos, preparados para serem um subsídio de reflexão sobre acolhida, cuidado e compromisso. As fitas são recebidas no primeiro encontro celebrativo e ganham um significado cada vez maior à medida que eles vão acontecendo.

Este símbolo acompanhará o grupo até o Show Bote Fé, que será uma grande celebração de toda a caminhada percorrida nesses dois anos, desde a JMJ 2013. “A proposta é fazer uma grande corrente da juventude católica, tendo a fita como símbolo de que todos percorreram o mesmo caminho”, diz a coordenadora do Serviço de Evangelização da Juventude, Irmã Zenilde Fontes.

Encontros celebrativos

No primeiro encontro celebrativo, ao meditar sobre o nascimento de Jesus e a acolhida que a Sagrada Família recebeu nesse momento, os jovens refletem sobre como cada um acolhe a diversidade de pessoas e carismas.

Depois disso, no segundo encontro, iluminados pela narração do Evangelho de Lucas 2, 41-52, o grupo debate sobre o cuidado que Maria tinha com seu filho, Jesus, e sobre como cuidamos das pessoas que caminham conosco.

Por fim, o terceiro e último encontro celebrativo aborda o texto dos Atos dos Apóstolos que relata a vinda do Espírito Santo sobre eles. Todos são lembrados de que o Espírito Santo faz parte da nossa vida desde o Sacramento do Batismo, e que ele se faz presente na vida em comunidade, pois a Igreja vive na presença do Espírito Santo. Motivados pelo compromisso com a comunidade, os jovens saem em missão, a serviço da Igreja.

Bote Fé

O Show Bote Fé ocorrerá em Porto Alegre, no Anfiteatro Pôr do Sol, dia 1º de novembro. A programação inicia no sábado, dia 31 de outubro, quando os jovens serão acolhidos por famílias da Arquidiocese da Capital. Também está programado um evento de acolhida e integração, o "HolyWins", na PUC/RS.

No domingo, antes de se dirigir ao Anfiteatro, todos são convidados a fazer uma caminhada da Paz, com saída da Usina do Gasômetro, até o Anfiteatro.

O show terá início às 14h, quando as bandas escolhidas pelo voto popular animarão o público. Para as 18h, está programada uma celebração eucarística e, logo em seguida, o show de encerramento com as bandas Queirite e Anjos de Resgate.

Ao longo de toda a tarde haverá espaços para confissões e aconselhamentos e uma Feira de Carismas.

 

>> Leia o artigo da Irmã Cassiane sobre o sentido de colocar a fita 

E aí tchê

Subsídios

© 2017 - E aí tchê Site produzido pela Netface