E aí tchê
Em missão pela vida
FacebookTwitterInstagramYouTube

Regional Sul 3 promove encontro de formação missionária

Publicada em 17/08/2015

 

A Igreja existe para evangelizar e sua missão primeira é comunicar a Boa Nova do Reino em continuo estado de missão. Pensando nisso o Conselho Missionário Regional Sul 3 (COMIRE), promoveu um encontro de formação missionária com o tema Ad Gentes, nos dias 15 e 16 de agosto, na Casa Mariópolis, em São Leopoldo. Participaram 60 membros dos Conselhos Missionários Diocesanos (COMIDI) oriundos das Arquidioceses de Porto Alegre e Passo Fundo e das Dioceses de Bagé, Cachoeira do Sul, Caxias do Sul, Erexim, Osório, Santo Ângelo, Vacaria e Novo Hamburgo e Montenegro.

Para Dom Jaime Kohl, Bispo da Diocese de Osório e Referencial do COMIRE, “a missão do Conselho Missionário Regional é de articulação e animação da dimensão missionária aos vários grupos de missão. Este encontro anual que fazemos todos os anos é de aprofundamento de um tema ligado à missão. Por ocasião dos cinquenta anos do Concílio Vaticano II, estudamos o documento Ad Gentes e contamos com a assessoria do Padre Jaime Patias”, frisou.

O Padre Jaime Patias é o Secretário Nacional da Pontifício União Missionária (POM), de Brasília. “Neste encontro fomos convidados a refletir sobre o Decreto Ad Gentes e trabalhos três situações de missão: a pastoral, a nova evangelização e a missão além fronteiras. A partir do estudo e reflexão, o COMIDI e COMIRE elaboraram propostas práticas e concretas. Tivemos vários testemunhos missionários de padres, religiosos e leigos que vivenciaram e vivenciam atividades missionárias em outros países, como, por exemplo na Índia, Filipinas e Moçambique. Tivemos uma riqueza muito grande de conteúdo para a Igreja do Rio Grande do Sul, a fim de colaborar ainda mais com as igrejas espalhadas pelo mundo, no que diz respeito as missões”, salientou Patias. 

O grande número da presença da juventude chamou a atenção no encontro de formação missionário. Para a Coordenadora Estadual da Juventude Missionária Gaúcha, Eduarda da Silva, da Diocese de Vacarias, “Este encontro do COMIRE esta sendo muito importante para conhecer mais sobre as missões Ad Gentes e eu desejo muito ir para Moçambique ou Amazônia. Ao ouvir os depoimentos me senti mais motivada e convidada a ir. Senti realmente uma expressão que é isso mesmo que eu devo fazer”, testemunhou.

Atualmente, o Regional Sul 3 conta com dois projetos missionários em andamento: Projeto Igrejas Irmãs, no Norte do Brasil, e Igreja Solidária, em Moçambique. Os dois projetos contam com apoio de missionários de treze dioceses gaúchas.

“Desejo ao Regional que continue inspirando jovens, leigos e leigas, padres e religiosos, para que se coloquem a disposição e partam para essas iniciativas de missão. Também que o povo das dioceses compreenda o seu papel de como cooperar com os projetos missionários no Brasil e além fronteiras”, concluiu Patias.  

Por fim, há três modos básicos de colaboração com a missão da Igreja: ir para a missão, rezar pelos missionários e ou contribuir financeiramente com os que partiram em missão. A coleta específica no mês de outubro é destinada aos projetos missionários e todos os batizados são convidados a participar.   

E aí tchê

Subsídios

© 2017 - E aí tchê Site produzido pela Netface