E aí tchê
Em missão pela vida
FacebookTwitterInstagramYouTube

Curso de Liderança Juvenil da diocese de Montenegro realiza encontrão

Publicada em 16/06/2015

O domingo, 14 de junho, foi agitado para o município de Tupandi, localizado na Área Pastoral de Bom Princípio, da Diocese de Montenegro. A cidade sediou o Encontrão Diocesano do movimento do Curso de Liderança Juvenil (CLJ) com cerca cerca de 500 jovens, acompanhados de tios e padres que integram o movimento.

O Encontro iniciou às 9h30min com uma missa muito alegre e jovem. Dentre as atividades da manhã, também houve um momento de formação, onde os jovens foram divididos em grupos e trabalharam o tema da Liturgia. O almoço foi partilhado, promovendo momentos de integração. Já a parte da tarde esteve reservada para folclore e uma gincana, com brincadeiras como corrida de saco, ovo na colher, bala na farinha e perguntas bíblicas. Às 16h os jovens foram enviados, com a bênção do Pe. LudineiVian, Diretor Espiritual Diocesano do Movimento. “O encontro alcançou seus objetivos por proporcionar aos jovens um dia de partilha, aprendizado e vivência de fé. Além de muita alegria e confraternização”, comentou Vian.

Para os jovens, o encontro foi bastante produtivo e divertido, conforme comentam nas avaliações abaixo:

1-      “Durante o momento de formação litúrgica, foi passada a ideia de cativar, isso leva à pensar que para gostarmos de algo, principalmente da missa, temos que criar um tipo de laço, para conhecer e compreendê-la. O pensamento de ritual, fez com que nós compreendêssemos que tudo tem um ritual, principalmente a missa. De modo geral, o encontrão diocesano foi bastante proveitoso, pois reencontramos amigos e fizemos novas amizades além de, aprimorarmos nossos conhecimentos” (Alexsander Bovenschulte, CLJ da Paróquia Santa Catarina de Feliz).

2-      "Além de ter sido um dia maravilhoso, onde tivemos a oportunidade de conhecer novos jovens e tios, de saber a realidade de vários grupos, de ter novas ideias para levar para nossos próprios grupos e, o mais importante, de conhecer cada vez mais a Cristo, foi um dia gratificante, por saber que existem tantos jovens que ainda se preocupam com o futuro de nossa igreja. Tantos jovens que assumem que são Igreja, que são católicos e que são CLJ. É maravilhoso demais ver e sentir que não estamos sozinhos nesta caminhada, que há muitos de nós na luta por uma mesma causa, evangelizar novos jovens para que possam evangelizar também, levar a palavra de Cristo a todo mundo. Sem contar, que serviu também para unir cada vez mais a nossa área de Estrela, que vem se unindo aos poucos e assim se tornando uma só família" (Mariana Moraes, CLJ da Paróquia Sagrada Família de Bom Retiro do Sul).

3-      "Para mim o encontrão foi ótimo, a gente pode conhecer muitas pessoas novas, de outros CLJ que pertencem também à nossa diocese, mas que não temos muito contato por seremos de diferentes áreas. Nesse encontro tivemos também a chance de fazer novas amizades e adquirir um grande conhecimento, sem falar que ao longo do dia nos divertimos muito, com conteúdos passados e dinâmicas feitas" (Kássia Souza, CLJ Nossa Senhora de Fátima de Portão).

4-      "Fomos convidados a refletir um texto, do livro ‘O pequeno príncipe’. O objetivo era relacionar o texto com a liturgia de nossa igreja, grupo e o modo que a realizamos. O assunto que gerou bastante conversa, pois como o texto dizia “Somos eternamente responsável por aquilo que cativamos”. No debate essa frase apareceu frequentemente, pois nós que refletimos: já estamos cativados, mas e os outros, se sentem cativados com nossa liturgia? Como podemos torná-la mais animada em nossas missas? Muitas questões foram surgindo, e no final todos compartilharam suas ideias e sugestões. Apesar do frio, a animação de todos os jovens era nítida, principalmente no folclore que envolveu a todos. De tarde fomos convidados a participar de uma gincana, repleta de dinâmicas de interação. Que contou com a participação de todos, com grande animação. Enfim, um dia para conhecer pessoas novas, refletir, sorrir, rever pessoas e com certeza ter belas lembranças deste dia" (Milena Kerber, CLJ da Paróquia São João Batista de Brochier).

 

E aí tchê

Subsídios

© 2017 - E aí tchê Site produzido pela Netface