E aí tchê
Em missão pela vida
FacebookTwitterInstagramYouTube

Às pessoas da vida consagrada religiosa

Publicada em 12/06/2015

Os Bispos do Brasil, reunidos em Aparecida nos dias 15 à 24 de abril, enviamos uma mensagem de apreço e comunhão para as Pessoas da Vida Consagrada: 

“Expressamos a nossa gratidão à Vida Consagrada que por primeiro proclamou o Evangelho nesta Terra de Santa Cruz, na qual partilhou o dom da fé. Desde o início da Igreja em nossas terras, muitos Consagrados (as) foram e são pioneiros nos mais diversos ambientes, na evangelização e na promoção humana, doando a própria vida para testemunhar a alegria do Evangelho e o amor pelos pequenos e pobres. Inflamados pelo amor a Cristo, em atitude de desprendimento e de saída, lançaram-se à missão para plantar uma Igreja servidora, a exemplo do Mestre, que ‘veio para servir’, em áreas difíceis, nem sempre assumidas por todos. Reconhecemos a contribuição que a Vida Consagrada continua dando à evangelização no Brasil, inserida nas periferias geográficas e existenciais às quais é levada ‘movida pela caridade que o Espírito Santo derrama nos seus corações’ (PC, n. 1).

A alegria que ‘enche o coração e a vida dos que se encontram com Jesus Cristo’(EG, n. 1) continue envolvendo e transformando o coração de todos vocês. Essa alegria é sinal inequívoco da fiel vivência  do carisma e da missão que lhes  foi concedido como dom. Nossa palavra fraterna recorda o que nos ensinou o Concílio Vaticano II: ‘quanto mais fervorosamente se unirem a Cristo por uma doação que abraça a vida inteira, tanto mais rica será a sua vida para a Igreja e mais fecundo o seu apostolado’(PC, n.1).

Estimadas Consagradas e Consagrados, a Igreja no Brasil necessita sempre de vocês e do ardor profético que animou as gerações que lhes antecederam, das quais vocês são herdeiros e continuadores. No testemunho de vocês compreendemos que ‘a Vida Consagrada é chamada a ser uma vida discipular, apaixonada por Jesus-Caminho ao Pai Misericordioso... É chamada a ser uma vida missionária, apaixonada pelo anúncio de Jesus-Verdade do Pai, por isso mesmo radicalmente profética’”(DAp,n.234).

Finalizamos nossa mensagem prometendo incentivar e promover a Vida Consagrada. Nosso sincero desejo é que o testemunho de comunhão e colaboração da Vida Consagrada em nossas Igrejas Particulares faça desabrochar uma nova primavera vocacional, coroada de abundantes frutos.

 Que Nossa Senhora sustente e ampare a vocação e a missão dos consagrados (as).

 

E aí tchê

Subsídios

© 2017 - E aí tchê Site produzido pela Netface