E aí tchê
Em missão pela vida
FacebookTwitterInstagramYouTube

Colégio Franciscano São José - Pastoral Juvenil Estudantil #EmMissão

Publicada em 08/06/2015

Como escola, acreditamos que diante de um mundo em constantes mudanças se requer estratégias significativas para a construção de uma sociedade mais justa, fraterna e solidária. Os relacionamentos virtuais se dão em nível de distanciamento e não de uma proximidade afetiva e saudável. Assim, faz-se necessário trilhar caminhos que nos eduque para a sensibilidade, para a escuta, e ver o outro como agente em potencial no processo de transformação social.

Dentro desse contexto, o Colégio Franciscano São José abre espaço para o Grupo de Pastoral Juvenil Estudantil (PJE), o qual acontece nas dependências do Colégio, em turno inverso, nas primeiras e terceiras sextas-feiras de cada mês.

Os trabalhos são realizados por meio de encontros, tendo presente os princípios do acolhimento, do cuidado, do diálogo, da fé, da reflexão, da escuta, da participação e do empenho competente, atendendo aos interesses e expectativas do grupo.

Nossa prática pastoral se traduz em vivências concretas, previamente agendadas e preparadas. As ações são pensadas em conjunto. A primeira do ano 2015 foi uma visita ao Lar dos Velhinhos de Erechim, onde o grupo cantou diversas canções dos tempos atuais e cantos “antigos” possibilitando a participação dos idosos. Também ouviram relatos de história de vida de alguns idosos, os quais fizeram com que alguns adolescentes se emocionassem. Acredito que esse tipo de experiência ninguém apaga da memória e do coração, pois “tudo o que a memória amou fica eterno”.  E o eterno pode ser alcançado de maneira simples, basta colocar amor no que fazemos.

Em nossa missão, precisamos saber fazer a diferença. Viver intensamente, e não  passar pela vida, sem, de fato, tê-la vivido. Acredito que o trabalho com a PJE é uma porta de entrada para que isso aconteça, para que a vida seja doada e tenha maior sentido.

 

        

E aí tchê

Subsídios

© 2017 - E aí tchê Site produzido pela Netface