E aí tchê
Em missão pela vida
FacebookTwitterInstagramYouTube

Setor Comunicação da Arquidiocese de Porto Alegre promove Primeiro Encontro de comunicadores/as

Publicada em 08/06/2015

Na manhã de sábado, dia 06 de junho, comunicadores e comunicadoras da Arquidiocese de Porto Alegre estiveram reunidos no Centro de Pastoral, em Porto Alegre. Cerca de sessenta pessoas ligadas a comunicação nas paróquias, sites, jornal impresso, rádios e agencia estiveram presentes na finalidade de organizar uma rede de comunicadores/as.

O jornalista Magnus Regis, da Pastoral da Comunicação da Arquidiocese (Pascom), apresentou quatro desafios para o comunicador: “1. Medo de mudar devido ao tradicionalismo e a falta de criatividade. 2. Estudar o que se quer comunicar, pois a Igreja tem muitos documentos sobre comunicação. 3. Vencer a covardia e o amadorismo no anúncio. 4. Planejar em equipe”.

A missão da Igreja é evangelizar e todos os espaços existentes podem ser utilizados para transmissão da Boa Nova. A Pascom é um serviço na comunidade que integra todas as demais pastorais e movimentos. Nessa relação, todos ficam sabendo o que acontece na comunidade.

Para a jovem Daiane Madruga, jornalista, é a primeira vez que esta atuando na Pascom a convite do pároco da Paróquia Menino Deus, em Porto Alegre. “Logo que vim para Porto Alegre, em uma das missas o padre falou sobre o desejo de criar a Pastoral da Comunicação na Paróquia e convidou os interessados para uma primeira reunião. Senti que era uma oportunidade para usar minha experiência como jornalista para evangelizar. Eu fazia o jornalzinho da Paróquia lá na minha cidade, Herval do Sul, antes de vir pra cá, mas, aqui é a primeira experiência como Pascom. Aliás, ainda estamos estruturando e aprendendo sobre o trabalho. Esse primeiro encontro esta sendo uma ótima oportunidade para trocar experiências, conhecer o que é feito nas outras paróquias e, principalmente, pela integração de pessoas que trabalham com o objetivo de evangelizar”, destacou.

A Pascom vai além de comunicar notícias, pois sua missão é mostrar o Reino de Deus acontecendo. Ela tem três pilares importantes que andam juntos para produzir frutos: espiritualidade, pastoral e prática. Para essa construção pastoral se faz necessária espiritualidade, porque não é simplesmente comunicar, mas transmitir a vida das comunidades.

A comunicadora Kátia Garcia, da Rádio Aliança, diz sobre esse primeiro encontro. “Gostei muito. Foi muito bom ver tudo o que já temos em relação à comunicação e também o que se pode fazer, o que se pode melhorar. Estou louca para ler o documento n° 99 sobre a comunicação”, salientou.

De acordo com Padre Leandro Padilha, Coordenador do Setor Comunicação da Arquidiocese de Porto Alegre, “esse primeiro encontro cumpriu com seu objetivo e expectativa de participante, que até tivemos que trocar de sala. É a comunhão da comunicação em rede”, concluiu.

Para os interessados em aprofundar os conhecimentos fica o convite para participar dos Minicursos - Semana da Comunicação. Inscreva-se, é grátis: Minicursos - Semana da Comunicação

E aí tchê

Subsídios

© 2017 - E aí tchê Site produzido pela Netface