E aí tchê
Em missão pela vida
FacebookTwitterInstagramYouTube

Passos da leitura orante

Publicada em 27/05/2015

Escolher um texto com antecedência. Pode ser a Palavra da Liturgia do dia ou outro texto; ter uma hora e lugar marcados. Ser fiel ao plano proposto; tomar posição tranquila e agradável. Cuidar da boa posição do corpo; fazer um pequeno relax (acalmar-se). Construir o seu santuário interior; estar na presença de Deus com fé. Desejar rezar; invocar as luzes do Espírito Santo; ter paciência, não desistir, perseverar; abrir o texto e realizar os quatro passos: leitura, meditação, oração e contemplação.

Leitura. Ler o texto na unidade da Bíblia: Respeitar o princípio da unidade da Escritura, não tirar o texto fora do contexto. Não se pode isolar o texto fora do conjunto da Bíblia. Cada texto é um tijolo dentro de uma grande construção. Não “ficar ao pé da letra”, mas ler e interpretar o texto, mas vida de hoje. Leitura Orante não é estudar o texto sagrado, mas sob a luz da Palavra compreender, iluminar e transformar a realidade converter-se ao Deus Vivo e Verdadeiro e aos irmãos.

Meditação. Ligar o texto com a realidade: Com os olhos na vida, nos acontecimentos, na situação concreta. A Leitura Orante não faz de nós professores da Escritura, mas transformadores da realidade. Não separar a Leitura Orante dos acontecimentos e dos sinais dos tempos, mas iluminar a vida com a Palavra, eis o objetivo da Leitura Orante.

Oração. Ler a partir da fé em Jesus Cristo: Tudo na Bíblia converge para Jesus, Ele é a chave de conversão e interpretação das Escrituras. Jesus é a última e definitiva revelação de Deus. “Ignorar as Escrituras é ignorar a Jesus Cristo” (São Jerônimo, Prólogo ao Comentário sobre o Livro do Profeta Isaías, n. 1.2: CCL 73, 1-3.) A Leitura Orante é uma escola bíblica para sermos discípulos missionários de Jesus.

Contemplação. Ler o texto em comunhão com a Igreja: Com a comunidade de fé. O leitor não é o dono do texto. A Palavra de Deus foi confiada à Igreja que, por sua vez, é serva da Palavra. A Leitura Orante deve ser feita em comunhão com a Tradição, o Ensino e a Fé da Igreja. Ler usando os resultados dos estudos bíblicos.

E aí tchê

Subsídios

© 2017 - E aí tchê Site produzido pela Netface