E aí tchê
Em missão pela vida
FacebookTwitterInstagramYouTube

O Espírito Santo renova a Igreja

Publicada em 21/05/2015

Estimados Diocesanos! Neste domingo a Igreja celebra com seus filhos e filhas a Festa de Pentecostes, isto é: a vinda do Espírito Santo. O Evangelho de São João (Jo 20,19-21) relata que o Senhor Jesus, antes de mostrar aos discípulos as mãos feridas pelos cravos e o lado marcado pela espada, desejou-lhes a paz. Depois enviou-os em missão, mas antes que partissem os fortaleceu com o Espírito Santo.

Da manifestação do Espírito Santo nasce a Igreja, uma Igreja que é mãe, e que vive a sua maternidade com jovialidade, mesmo levando no rosto as marcas do tempo e as cicatrizes das feridas dos longos séculos. A Igreja que é mãe, guiada pelo Espírito Santo, revela ao mundo e no tempo a sua maternidade através da ação missionária. Mas para ser missionária ela precisa ser uma Igreja “em saída”. O papa Francisco afirma: “prefiro uma Igreja acidentada, ferida e enlameada por ter saído pelas estradas, a uma Igreja enferma pelo fechamento e a comodidade de se agarrar às próprias seguranças... A saída exige ‘prudência e audácia’, ‘coragem e ousadia’” (EG). Na sua ação evangelizadora, a Igreja precisa de discípulos que tenham ardor missionário e ao mesmo tempo vínculo efetivo e afetivo com a comunidade dos que descobriram o fascínio pelo mesmo Senhor.

Em uma de suas meditações, o papa Francisco mencionava que precisamos ser fiéis ao Espírito “para anunciarmos Jesus com nossa vida, com o nosso testemunho e com as nossas palavras... Quando fazemos isso, a Igreja se torna uma mãe que gera filhos”. A maternidade da Igreja deve revelar aos seus filhos, o rosto da ternura e da misericórdia de Deus, através do amor que se faz doação, para com os que buscam esperança e consolo nas alegrias e incertezas da vida.

A Igreja, videira de abundantes frutos, podada através das tribulações, fecundada ao longo da história pelo sangue dos mártires, percorre o caminho de conversão no tempo guiada pelo Espírito Santo. Através da ação missionária, convida seus filhos e filhas a participarem nessa caminhada de salvação, promovida pelo amor do Pai, através do seu Filho encarnado, com a força do Espírito Santo.

 

         Tende todos um bom domingo!

 

 

E aí tchê

Subsídios

© 2017 - E aí tchê Site produzido pela Netface