E aí tchê
Em missão pela vida
FacebookTwitterInstagramYouTube

Grupo de jovens realiza encontro do Advento na Fase

Publicada em 22/12/2016

A Fundação de Assistência Socioeducativa (Fase), de Santo Ângelo recebeu a visita de jovens católicos, na segunda (19). Lá, realizaram o quarto encontro do livreto do Advento, em preparação para o Natal. Os jovens estavam se reunindo em suas casas e, após refletirem sobre a necessidade de ir ao encontro dos mais necessitados, decidiram sair do comodismo de seus lares para visitar os menores encarcerados.

O segundo encontro de preparação, que falava sobre a fé dos pastores que foram até Belém, provocou esta atitude no grupo. Eles se inspiraram no exemplo de outros jovens que realizam o serviço de evangelização na Fase de Porto Alegre e também nos ensinamentos do Papa Francisco durante o Ano da Misericórdia.

Todos os encontros permitiram que fosse resgatada a simbologia do presépio, significando cada personagem da história do nascimento de Jesus e trazendo à tona o verdadeiro sentido do natal cristão que é a vinda do Salvador. Em torno de 50 jovens da Fundação viveram a experiência de refletir sobre a importância de cada uma dessas pessoas do tempo de Jesus: Maria, que deu o seu sim ao projeto de Deus, José seu esposo acolhedor, os humildes pastores a quem foi anunciada a boa notícia e os reis magos com suas sabedorias e busca incessante pelo messias. Alguns dos meninos ajudaram a construir o presépio, colocando esses personagens sobre a mesa. O Evangelho proclamado narrou o nascimento do menino Jesus. Todos partilharam o entendimento da Palavra, rezaram e cantaram juntos.

A jovem Aline Maria Copetti relata que a proposta do encontro na Fase em Santo Ângelo foi um desafio: “A princípio estávamos um tanto receosos, mas depois percebemos que eles são jovens como nós, carentes de atenção e que talvez só precisem de alguém que lhes dê uma oportunidade de se tornarem pessoas melhores”. Aline diz, ainda que assim como ela recebeu o convite de outros jovens para seguir Jesus, “nós também tivemos a vontade de levar este Cristo a eles”. Sobre o significado da experiência vivida Aline afirma que “foi uma experiência incrível, pois pudemos sentir que o Espírito Santo esteve ali presente, e se algum deles se sentiu tocado, por mais que somente por algum instante, para nós o sentimento será de missão cumprida!”

Marta Formighieri da Silva também fala sobre o medo antes de conhecer a Fase e os jovens que estão lá: “Chegamos lá um pouco receosos, pois, afinal de contas esses meninos são infratores como tantos outros que tememos no nosso dia a dia, mas ao me deparar com a realidade de cada um deles fui tocada pelo amor e misericórdia do Senhor e percebi que cada um deles é uma pessoa, assim como nós, capaz de amar e de ter amor ao próximo. Fomos tratados com muito respeito e sentimos que muitos deles acolheram a nossa palavra e ficaram contentes com nossa visita. Ter passado por esse momento único, ver o sorriso no rosto de cada um daqueles meninos foi o melhor presente que eu poderia receber neste natal.”

O encontro foi muito importante tanto para os detentos da Fundação, quanto para o grupo de jovens que levou a mensagem de esperança que todos temos com a boa notícia do nascimento do menino Jesus. A equipe de monitores da instituição também acompanhou o encontro e se emocionou ao ver os meninos participando especialmente pela oração.  Aline fala ainda que “como jovens, acredito que este é o caminho que devemos seguir, e que nosso Papa Francisco nos indica: Ide, sem medo, para servir!” e a jovem Marta deixa a seguinte mensagem: “Desejo a todos um feliz natal, repleto de luz e que todos nós possamos ter o Espírito Santo guiando nossos passos neste novo ano que logo se iniciará”.

E aí tchê

Subsídios

© 2017 - E aí tchê Site produzido pela Netface