E aí tchê
Em missão pela vida
FacebookTwitterInstagramYouTube

#Ser Músico E Viver Igreja

Publicada em 15/05/2015

Reflito aqui sobre a relação música e Deus. São Paulo na sua carta aos Efésios, diz que a Igreja é a esposa de Cristo, e por amor se entregou por ela (cf. Ef 5,25). Santo Inácio de Antioquia diz que “Onde está Cristo Jesus, está a Igreja Católica” (Carta ao Erminenses (8,2) Se fazemos algo pela Igreja Católica, estamos fazendo ao próprio Cristo e sobre nós pesará uma consequência eterna pelos nossos atos.

Santo Agostinho ao comentar o Evangelho de São João: “Alegremo-nos, portanto, e demos graças por nos termos tornado não somente cristãos, mas o próprio Cristo. Compreendeis irmãos, a graça que Deus nos concedeu ao dar-nos Cristo como Cabeça? Admirai e rejubilai, nós nos tornamos Cristo, com efeito, uma vez que Ele é a Cabeça, e nós somos os membros, o homem inteiro é constituído por Ele e por nós. A plenitude de Cristo é, portanto, a Cabeça e os membros; que significa isto: a cabeça e os membros? Cristo e a Igreja” (Comentário ao Evangelho de João 21,8).

Queridos irmãos em Cristo, pensar dessa forma é o melhor que podemos fazer como músicos católicos. Nós somos Igreja, fazemos parte de um mesmo Corpo, se formos os melhores músicos que pudermos, faremos o bem para Cristo, para Igreja e para nós mesmos.

A partir disso temos outro questionamento: o que é ser o melhor? Se a resposta fosse fácil ao invés de simples, provavelmente teríamos muitas. Assim como teríamos muitos outros “parabéns a você”, uma música simples, porém, nada fácil de compor outra do mesmo nível de simplicidade. Ser melhor como Igreja significa viver segundo o Espírito (Rm 8), buscar as coisas do Alto (Cl 3,1) e estudar música, estudar e estudar. O Céu precisa ser nosso foco, nosso desejo. E em tudo que fizermos precisamos nos lembrar do nosso fim (Eclo 28,6), ele nos ajudará a decidir pelo caminho certo. Ser melhor não significa dar o que não temos, mas sim, dar tudo que temos. Sendo o que você é, tendo o trabalho e o tempo disponível que tens, ser melhor significa dar tudo, mesmo que esse tudo seja algo insignificante aos olhos do mundo (Mc 12, 41-44).

A quem decida por uma vida mais aventurada sem cuidados sobre os seus atos com a justificativa de buscar facilidade e felicidade. Cuidado músico! Certa vez eu ouvi que Santa Tereza nos deixou uma dica para escolher o caminho do Céu: se estamos diante de dois caminhos, certamente o mais difícil é o que nos leva para Deus. Lembre-se sempre: “Onde está a Igreja, aí está o Espírito de Deus. Na medida em que alguém ama a Igreja é que possui o Espírito Santo. Fazei-vos Corpo de Cristo se quereis viver do Espírito de Cristo. Somente o Corpo de Cristo vive do seu Espírito” (Comentário ao Evangelho de João 21,8).

#BotoFeNaIgreja

#BotoFeNaMusica

 

E aí tchê

Subsídios

© 2017 - E aí tchê Site produzido pela Netface