E aí tchê
Em missão pela vida
FacebookTwitterInstagramYouTube

IRMÃS DO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA CELEBRAM 166 ANOS DE FUNDAÇÃO

Publicada em 08/05/2015

Neste dia 08 de maio, a Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, fundada pela Bem-Aventurada Bárbara Maix (1818-1873), celebra seus 166 anos de fundação. A Congregação é a segunda mais antiga do Brasil, sendo a primeira de vida ativa, ou seja, onde as religiosas realizam a missão fora do convento.

Em mensagem à família ICM e a comunidade eclesial, a Diretora Geral da Congregação, Irmã Marlise Hendges, cita a convocação do  Papa Francisco aos religiosos/as: “Não queremos que a chama do Carisma se apague. Por isso, é preciso aplicar à Congregação ICM, e assumir com coragem, o objetivo do Ano da Vida Consagrada, proposto pelo Papa Francisco: Olhar o passado com gratidão; Viver o presente com paixão e abraçar o futuro com esperança.” disse.

Irmã Marlise destaca ainda o processo de reconfiguração congregacional, cujo objetivo é o de revitalizar a missão: “Dando continuidade ao processo de reconfiguração, em constante atitude de travessia, queremos celebrar a fundação da Congregação, neste ano, como ocasião favorável para viver, com alegria e entusiasmo, em Comunidades Solidárias, testemunhando a justiça e a profecia do Reino de Deus, tema assumido no último Capítulo Geral da Congregação.”

A Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria foi fundada no 08 de maio de 1849. Conta com mais de 700 Irmãs presentes em 15 estados brasileiros: Rio Grande do Sul, Brasília, Amazonas, Santa Catarina, Mato Grosso, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Piauí, Maranhão, Bahia, Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba e Tocantins e nos seguintes países: Itália, Moçambique, Paraguai. Haiti, Venezuela, Bolívia e Argentina. A partir de agosto, a Congregação expandirá sua missão para Angola. (Ver vídeo com mensagem)

 

Confira a íntegra da mensagem:

 

Mensagem  para o dia 08 de maio

Aniversário de Fundação da Congregação

 

No próximo dia 08 de maio a Congregação celebra 166 anos de fundação. Podemos aplicar as palavras do Apóstolo Paulo à Bem-Aventurada Bárbara Maix e, na sequencia, a cada uma de nós, Irmãs do Imaculado Coração de Maria:

“Eu, como bom arquiteto, lancei os alicerces conforme o dom que Deus me concedeu; outro constrói por cima do alicerce, Mas cada um veja como constrói! Ninguém pode colocar um alicerce diferente daquele que já foi posto: Jesus Cristo… Vocês não sabem que são templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês?… Pois o templo de Deus é santo, e esse templo são vocês” (1Cor 3,10-11.16.17b).

Bárbara tinha convicção de que esta Obra é de Deus. Prova disto é que, apesar das turbulências que ocorreram ao longo da história, continua sendo significativa para o mundo de hoje.

Não queremos que a chama do Carisma se apague. Por isso, é preciso aplicar à Congregação ICM, e assumir com coragem, o objetivo do Ano da Vida Consagrada, proposto pelo Papa Francisco: Olhar o passado com gratidão; Viver o presente com paixão e abraçar o futuro com esperança.

Dando continuidade ao processo de reconfiguração, em constante atitude de travessia,

queremos celebrar a fundação da Congregação, neste ano, como ocasião favorável para viver, com alegria e entusiasmo, em Comunidades Solidárias, testemunhando a justiça e a profecia do Reino de Deus, tema assumido no último Capítulo Geral da Congregação.

Celebrar o aniversário de fundação da Congregação é assumir com renovado empenho a continuidade da sua existência no mundo. Isto nos remete ao compromisso com a Animação Vocacional como atitude inerente à própria vocação e manifestação do Reino de Deus.

Queridas Irmãs e Formandas, Leigos e Leigas ICM, Colaboradores/as de todos os espaços de missão, nesta Festa da Fundação de nossa amada Congregação, desejo-vos todas as graças e bênçãos do Deus Trindade. Que o Imaculado Coração de Maria e a Bem-Aventurada Bárbara Maix vos encham de alegria e de esperança na missão que assumem e acompanhem passo a passo no caminho da realização da Vontade de Deus.

Quero externar o meu desejo de que todas celebremos esta querida data, com sentimentos de gratidão a Deus cuja graça, ao longo destes 166 anos de existência, nunca faltou.

 

Gratidão  à nossa querida fundadora, a Bem-Aventurada Bárbara Maix!

 

Parabéns à nossa querida Congregação!

Com carinho, grande abraço, em comunhão de preces.

 

 

IRMÃ MARLISE HENDGES

Diretora Geral

 

Porto Alegre/RS, 08 de Maio de 2015.

 

 

E aí tchê

Subsídios

© 2017 - E aí tchê Site produzido pela Netface