E aí tchê
Em missão pela vida
FacebookTwitterInstagramYouTube

A Música e eu

Publicada em 06/05/2015

Fui convidada a escrever algo sobre música... Confesso que me senti desafiada a pensar sobre o papel da música na minha vida. Inquieta, resolvi me questionar: quando que a música passou a fazer parte de mim?

Fui lembrando que ela esteve presente na minha formação na escola com as aulas da profª Rosinha, no Grupo Vocal na escola, no grupo de jovens (CLJ), nos primeiros acordes de violão, na voz ainda tímida nas primeiras missas que cantei, nos retiros, nos coros, na banda que tive, em cursos que fiz, na faculdade, no mestrado. Dei-me conta que além disso a música estava presente nos desenhos animados e filmes que eu via (ainda recordo alguns), na rádio, nos cd’s que meus pais ouviam, no ballet, no Meu Primeiro Gradiente. Recordei as tantas pessoas que passaram pela minha vida e me fizeram me aproximar da música. Outros tentaram me afastar. Alguns até diziam que eu não tinha muito jeito, e que talvez fosse melhor desistir.Fui persistente.

Recordar tantos momentos que vivi com a música me fizeram enxergar como ela está presente no meu dia a dia e como ela pode ser usada em diversas funções. Quantas vezes liguei o rádio a todo volume para limpar a casa, quantas vezes silenciei e desliguei a música para refletir sobre a letra, quantas vezes chorei ouvindo algo que calou fundo. Pois é... a música faz parte de nossas vidas! A música fez parte da minha juventude e segue fazendo parte.

Assim, deixouma pergunta:

-          Eai, em quais momentos a música esteve presente na tua vida?

Ao tentar responder a minha pergunta inicial (quando que a música passou a fazer parte de mim?) percebi que seria impossível encontrar uma única resposta. A música foi chegando, ou melhor, fui percebendo ela chegar, fui me deixando envolver. Sem data de chegada, sem prazo de validade, sem data de partida. Meu hobby virou profissão, e a minha profissão segue sendo apaixonante a cada dia, até porque hoje posso cruzar a vida musical de outras pessoas.

 

* Doutoranda em Música (Educação Musical) pela UFRGS. Membro da Missão Tabor – Arquidiocese de Porto Alegre

E aí tchê

Subsídios

© 2017 - E aí tchê Site produzido pela Netface