E aí tchê
Em missão pela vida
FacebookTwitterInstagramYouTube

Dom Agenor Girardi é transferido e será o novo Bispo Diocesano de União da Vitória, no Paraná

Publicada em 06/05/2015

Nesta quarta-feira, 06 de maio, o Vaticano anunciou que Papa Francisco nomeou Dom Agenor Girardi, até esta data bispo auxiliar de Porto Alegre, para ser o novo bispo diocesano de União da Vitória, no Paraná. A referida diocese estava vacante desde abril de 2014.

A transferência foi divulgada pelo arcebispo Dom Jaime Spengler e por Dom Agenor Girardi nesta manhã, durante entrevista à Rádio Aliança: “Foram quatro anos de muito aprendizado. Sou grato pela acolhida e pelo apoio que tive (...) Não é o bispo que escolhe a diocese. É o Papa quem nomeia! Acolho com essa missão com muita esperança” disse Dom Agenor.

Na Arquidiocese de Porto Alegre, Dom Agenor foi apresentado no dia 08 de abril de 2011. Desde então era o Vigário Episcopal de Canoas e recentemente passou a realizar a missão de vigário geral. Tanto em nível de arquidiocese, como no Regional Sul 3 da CNBB, era o bispo referencial para a Vida Religiosa Consagrada.

Dom Agenor Girardi será o terceiro bispo da história da Diocese de União da Vitória, que estava vacante desde a transferência de Dom João Bosco Barbosa de Sousa, OFM, realizada em abril de 2014. Ainda não há data para a sua posse.

A Diocese de União da Vitória foi criada pela Bula Pontifícia Qui Divino Consilio, do Papa Paulo VI, no dia 3 de dezembro de 1976. Foi instalada no dia 06 de março de 1977. Atualmente a diocese tem mais de 40 sacerdotes, entre eles 25 do clero secular, doze diáconos permanentes e cerca de quarenta religiosas. As paróquias são 25, com mais de 400 comunidades.

BIOGRAFIA - Dom Agenor, 63 anos, nasceu em 2 de fevereiro de 1952, em Nova Orleans, Santa Catarina. É religioso da Congregação dos Missionários do Sagrado Coração. Em 22 de dezembro de 2010, o Papa Bento XVI o nomeou para bispo auxiliar de Porto Alegre. Foi ordenado bispo no dia 25 de março de 2011. Seu lema episcopal - AMETUR COR JESU (Amado seja o Coração de Jesus.). (Leia mais aqui)

E aí tchê

Subsídios

© 2017 - E aí tchê Site produzido pela Netface