E aí tchê
Em missão pela vida
FacebookTwitterInstagramYouTube

Advento é tempo de espera e encontro

Publicada em 17/12/2016

E aonde, quando e como esse encontro acontece?

Certamente, nos caminhos, realidades e experiências do dia a dia da nossa vida; a qualquer momento, toda hora. O povo de Israel viveu muitas experiências de encontro com Deus durante a sua jornada: E Moisés levou o povo fora do arraial ao encontro de Deus e puseram-se ao pé do monte. (Êx 19, 17);

Toda hora Deus está fazendo coisas novas em nossas vidas. No livro do profeta Isaías Deus nos fala: eis que vou fazer uma coisa nova e ela já vem despontando: vocês não estão vendo? (Is 43,19). É assim o encontro com o Senhor, ele vem toda hora e cada vez mais surpreendente e precisamos estar abertos e nos deixar surpreender como exorta o Papa Francisco: “Neste tempo do Advento, somos chamados a ampliar o horizonte do nosso coração, a nos deixarmos surpreender pela vida que se apresenta a cada dia com suas novidades”. Esse encontro não acontece de forma extraordinária, mas nos mais simples acontecimentos que nem nossos olhos às vezes nem conseguem perceber.

Zacarias no pleno serviço sacerdotal no santuário se encontrou com a graça de Deus que o visitou e encheu seu coração de alegria, sua vida de bênção, pois a esposa que era estéril terá um filho (Lc 1, 13 ss);

Entre tantos encontros de Deus com o povo e na vida pessoal, conhecemos também o encontro de Deus com a jovem Maria, pois de forma inesperada Deus quis vir ao mundo por ela (Lc 1, 26-38);

O conhecido como “velho” Simeão no encontro com a salvação – Jesus se sente feliz e agraciado porque seus olhos viram a salvação e isso lhe basta. (Lc 2, 29-32);

Com a samaritana o encontro aconteceu no ordinário, pois buscar água no poço era rotina, nada de novo, mas em cada percurso pra o poço o novo acontece, basta abrir os olhos do coração. A iniciativa de Jesus em pedir à mulher: “Dá-me de beber!” transformou não apenas a vida da mulher, mas do seu povo pelo testemunho por ela dado: Vinde e vede o homem que sabe tudo sobre mim! (Jo 4, 7-30);

O encontro de Maria Madalena com Jesus depois da ressurreição, quando pelo nome o Mestre o chama: Maria!

E você, tem encontrado Jesus na sua jornada diária?

Não brinque de esconde esconde com Ele, deixe-se encontrar, surpreender, iluminar, transformar, agraciar por Ele...

“Um convite à vigilância, por, visto que não sabemos quando Ele virá, é preciso estarmos sempre prontos”. Por isso o Advento é tempo oportuno para a mudança, ele nos propõe quatro atitudes importantes: Vigiai, Convertei, Alegrai e Anunciai, são quatro semanas que temos para nos deixar encontrar por Deus e transformar-nos por inteiro.

Não perca tempo. O tempo certo para a mudança é hoje!

 

E aí tchê

Subsídios

© 2017 - E aí tchê Site produzido pela Netface