E aí tchê
Em missão pela vida
FacebookTwitterInstagramYouTube

Devoção ao padroeiro mobiliza juventude de Santo Expedito do Sul

Publicada em 27/04/2015

No último final de semana, 26 e 27, o município de Santo Expedito do Sul, no norte do Estado, Diocese de Vacaria, acolheu cerca de 20 mil fieis na Romaria em louvor a Santo Expedito. A edição deste ano foi preparada de forma ainda mais especial: são 15 anos de peregrinações, desde que o evento foi idealizado, em 2001, pelo então pároco, padre Argemiro Gusso. As celebrações iniciaram no domingo anterior (19) – data que marca a comemoração do padroeiro – com missa campal dedicada à tradição gaúcha e aos cavaleiros e, durante a semana, a programação seguiu com celebrações diárias.

No sábado à tarde, a juventude da paróquia – liderada pelo grupo do CLJ – organizou a liturgia e a animação da missa, com encenações nos momentos do Ato Penitencial e do Glória. De acordo com a vice-presidente do movimento, Eduarda Brambatti, pelo menos seis paróquias da Diocese enviaram jovens representantes para participar do momento. “Fizemos a celebração voltada à escolha de um dos lados da moeda, uma luta entre o bem e o mal. E nós entendemos que essas ocasiões que reúnem a juventude estimulam outros jovens a participarem da Igreja. São atitudes típicas do próprio jovem: um seguir o outro”, enfatiza. A missa dos jovens contou com a presença do padre Olívio Dembogurski, que, por muito tempo, dedicou fecundo trabalho na condição de referencial da juventude na Diocese de Vacaria.

Ainda no sábado, às 19 horas, a procissão luminosa chamou a atenção para um dos momentos mais importantes da Romaria. No domingo, às 15 horas, houve nova procissão, com Bênção do Santíssimo para a saúde e objetos, marcando o encerramento da Romaria.

Segundo o padre Nilson Mezzomo, reitor do Santuário, a comunidade recebe romeiros diariamente, inclusive de Santa Catarina e Argentina.

E aí tchê

Subsídios

© 2017 - E aí tchê Site produzido pela Netface