E aí tchê
Em missão pela vida
FacebookTwitterInstagramYouTube

Religiosos da Diocese de Erexim refletem sobre o Ano da Vida Consagrada

Publicada em 15/04/2015

  • Religiosos da Diocese de Erexim refletem sobre o Ano da Vida Consagrada

Os membros do Núcleo da Diocese de Erechim da Conferência dos Religiosos do Brasil realizaram seu primeiro encontro de formação deste ano no último domingo, dia 12. O encontro iniciou com a Celebração Eucarística na Catedral São José, presidida pelo bispo Diocesano, Dom Frei José Gislon. Continuou no Colégio Franciscano São José, com reflexão sobre o Ano da Vida Consagrada, conduzida também por Dom José. 

Na reflexão da missa, Dom José enfatizou a importância do trabalho dos Religiosos nas mais diversas comunidades. Ressaltou também que o testemunho de vida das pessoas consagradas é sinal e meio de fortalecimento na fé e na esperança.

Em sua palestra, inicialmente, Dom José fez um apanhado histórico da Vida Consagrada. Ressaltou as dificuldades e crises desde o período monacal, do surgimento de congregações mendicantes e outros carismas. Mencionou o documento do Papa Francisco pelo qual instituiu o Ano da Vida Consagrada e os dois textos da Congregação para a Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólicas. A partir deles, propôs alguns questionamentos ao grupo: Que história estamos construindo? O que Deus e a humanidade esperam de nós? Qual é o testemunho que estamos dando ao mundo?

Dom José destacou que os Religiosos são como a infantaria, ou seja, são as pessoas que estão à frente da evangelização. “Não somos acostumados a expressar nossos sentimentos. Quando a gente não valoriza o lado humano, não toca o coração”, afirmou ele.

No final do encontro, foram feitas algumas comunicações importantes para o andamento dos trabalhos do núcleo como o próximo encontro de formação que terá como tema de estudo a Iniciação à Vida Cristã, a missa dos Religiosos no mês de agosto na Catedral, o encontro celebrativo em setembro e outras atividades.

O encontro foi um momento de partilha de vida e de fé. Como Religiosos e Religiosas, os religiosos fazem história no tempo atual, louvando e agradecendo a Deus pela vida e vocação. Deus seja louvado pela presença de cada Irmão e Irmã na Diocese de Erechim. 

E aí tchê

Subsídios

© 2017 - E aí tchê Site produzido pela Netface