E aí tchê
Em missão pela vida
FacebookTwitterInstagramYouTube

Entrega de Ícone para Peregrinar com a Juventude

Publicada em 04/04/2015

  • Entrega de Ícone para Peregrinar com a Juventude

No domingo de ramos dia 29 de março de 2015 toda a Juventude da Arquidiocese de Santa Maria reuniu-se em São Sepé - RS, para Refletir e Celebrar a caminhada da Evangelização da Juventude através da 4º JAJU - Jornada Arquidiocesana da Juventude.

Com grande concentração de Jovens na entrada da cidade fizeram a procissão dos ramos, como fez o povo quando Jesus ao entrou em Jerusalém montado num jumentinho - simbolizando a humildade, refletiram sobre a realidade da juventude local, seguindo com a Missa e Benção dos Ramos no Ginásio do Colégio Madre Júlia com a presença da comunidade.

Em comunhão com esse momento o Papa Francisco falou na sua Homilia na Praça de São Pedro no Vaticano: "Deus humilha-Se para caminhar com o seu povo, para suportar as suas infidelidades.” E a Juventude se colocou a caminho com humildade para celebrar a JAJU. Foram muitos dias de preparação para vivenciar este momento, o Setor Juventude da Arquidiocese em unidade com os Jovens da Paróquia Nossa Senhora das Mercês que sediou a Jornada agradece o apoio, ajuda e participação de cerca de 800 pessoas na JAJU.

Mas o que podemos falar desse dia de reflexão, encontro, partilha, celebração da caminhada da Juventude? Simplesmente vivemos momentos que só vem a fortalecer a nossa Juventude, a "Palestra"/Conversa do Prof. Alceu Cavalhéri - FAPAS onde tinha como norte a “Missão da Juventude na promoção da paz, o que ajuda ou atrapalha?” nos convida, não só aos Jovens, mas a todas as pessoas (Famílias,Lideranças, Vocacionados, Sacerdotes, Religiosos) para assumir um compromisso com a nossa Juventude e ajudá-los na missão de Evangelização e Promoção da Paz pelo Amor expressado no Evangelho e vida de Jesus Cristo.

Em outro momento a Equipe do Setor Juventude explicou como se organiza, o objetivo e esclareceu o que é o setor juventude (Organismo da nossa Igreja que busca congregar as diferentes expressões juvenis -movimentos, pastorais, grupos de jovens paroquiais - a fim de crescer juntos e buscar caminhos de evangelização da juventude na diversidade).

É impossível relatar a dimensão de todos os momentos, os teatros que falaram sobre missão e a paz, as apresentações culturais preencheram de uma forma diferente a vivência da Jornada, tornando-a mais interativa. Porém nos momentos de Espiritualidade e reflexão ficam a expressão de um Deus que ama a Juventude e quer sua participação no reino. Com uma reflexão e dinâmica da Ir. Zenilde Fontes (assessora do Setor de Evangelização da Juventude do Regional Sul 3 da CNBB) que nos alegrou com sua presença, pudemos ver claramente que é preciso a união de todos para seguir essa caminhada onde lembrou que "Um sonho sonhado sozinho é um sonho. Um sonho sonhado junto é realidade" (Raul Seixas).

Chegando ao final da tarde a equipe do setor conduziu uma reflexão sobre o dia celebrativo que vivenciamos até o momento, e o Pe. Cristiano Quatrin (Assessor Setor Juventude) conduziu o momento da entrega do Ícone da JAJU para a Juventude da Paróquia Santíssima Trindade de Nova Palma-RS, a exemplo das Jornadas Mundiais da Juventude onde o Papa João Paulo II confiou nos Jovens e entregou a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora a eles. Nosso Ícone é um banner com a imagem da Cruz Peregrina, alguns jovens e São João Paulo II padroeiro da juventude.

E assim como na Jornada Mundial da Juventude - JMJ o Ícone da JAJU tem o objetivo de levar os jovens a conhecer mais profundamente a Cristo no Mistério da Redenção e entregar a vida à Mãe de Deus, somos convidados a nos colocar em estado permanente de missão pela evangelização da juventude, levando a Réplica da Cruz Peregrina do Setor Juventude o Ícone da JAJU e a Jornada Arquidiocesana da Juventude aos quatros quantos de nossa Arquidiocese, para conhecer outras realidades, para que mais jovens possam viver e ajudar a construir este momento, para que mais pessoas conheçam a Jesus Cristo.

Com a Benção de Envio do Pe. Gerson que acolheu a JAJU em São Sepé-RS somos enviados a não guardar para nós o que vivemos na Jornada, mas levar o que foi bom aos outros jovens e motivá-los para que participem também desses momentos com a juventude da Arquidiocese, para finalizar o dia tivemos shows com bandas locais.

 

 

E aí tchê

Subsídios

© 2017 - E aí tchê Site produzido pela Netface