E aí tchê
Em missão pela vida
FacebookTwitterInstagramYouTube

Setor Diocesano da Juventude promove Formação diocesana

Publicada em 29/03/2015

  • Setor Diocesano da Juventude promove Formação diocesana

O Setor Juventude da Diocese de Caxias do Sul reúne, neste final de semana, cerca de 30 jovens lideranças dos grupos de jovens, Pastoral da Juventude e Movimentos que trabalham com a Evangelização da Juventude. As lideranças estão reunidas para a formação diocesana, que ocorre anualmente, esse ano com o intuito de estudar as diretrizes do Setor Juventude.

O encontro teve início na manhã deste sábado, e o subsídio de estudo sobre o qual os participantes estão refletindo e aprofundando o estudo é o livreto da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil: “Setor Diocesano da Juventude”.

A formação teve início a partir de dinâmicas de apresentação e integração que procuraram despertar nos participantes, a grande necessidade para uma melhor articulação do Setor Diocesano da Juventude, o diálogo. A oração da manhã deu a tônica do retiro, “embora sejamos muitos, formamos um só corpo em Cristo”, (Rm 12, 5). Logo após esse momento, deu-se inicio ao estudo do subsídio.

Durante a tarde, os jovens divididos em grupo, fizeram a leitura orante da Palavra de Deus a partir da passagem que recorda a vocação de Jeremias, e após, todos situaram-se em relação ao Setor Diocesano da Juventude, quanto à sua importância como pastoral de conjunto para a evangelização das juventudes, bem como a importância do Setor para cada um e para os grupos representados. Além disso, foram perguntados em que podem contribuir para a articulação e organização dessa pastoral de conjunto na Diocese;

A equipe de comunicação, ComMissão Jovem, também foi tema do encontro. Representantes da equipe expuseram aos participantes a importância da existência de uma equipe de comunicação para a juventude, bem como um resumo do que a ComMissão Jovem produziu, informou e compartilhou nestes mais de dois anos de caminhada.

Para o coordenador da Pastoral da Juventude, Allison da Luz, 20 anos, “a formação é importante para o conhecimento de alguns pontos que eram desconhecidos ou não eram claros suficientemente, além do entendimento das diretrizes do Setor”.

À noite, o encontro finalizou com a preparação das atividades para a Jornada Diocesana da Juventude, caminhada da juventude que ocorrerá na tarde de domingo, 29 de março, que percorrerá o caminho até o Parque dos Macaquinhos celebrando do Dia Mundial da Juventude.  Diante do Santíssimo, cada jovem pôde colocar-se na presença Daquele que os criou e os quer unidos, construindo a alegria da unidade na diversidade.

O encontro de formação do Setor Diocesano da Juventude tem continuidade até às 14h do deste domingo, quando será dado início à Jornada Diocesana da Juventude.

E aí tchê

Subsídios

© 2017 - E aí tchê Site produzido pela Netface