E aí tchê
Em missão pela vida
FacebookTwitterInstagramYouTube

Jovens participam das catequeses promovidas pela Jornada Arquidiocesana da Juventude em Porto Alegre

Publicada em 28/03/2015

  • Jovens participam das catequeses promovidas pela Jornada Arquidiocesana da Juventude em Porto Alegre

Cerca de 1100 jovens participaram, nesta manhã de sábado, 28, das catequeses oferecidas pela Jornada Arquidiocesana da Juventude (JAJ), de Porto Alegre, distribuídas em 5 paróquias do centro da capital, com os temas:  “Juventude e Santidade”, “Liturgia e Música”, “Afetividade e Sexualidade”, “Bíblia e Leitura Orante” e “Vocação e Missão”.

O repórter Elisandro Garcia acompanhou as falas de Dom Jaime Spengler, Arcebispo de Porto Alegre. Confira:

Na Paróquia das Dores o tema da catequese da Jornada Arquidiocesana da Juventude foi: "Juventude e Santidade.” Em sua fala, disse Dom Jaime: "Santo é aquele e aquela que busca responder àquilo que o evangelho realmente propõe. Na nossa sociedade quanto médico, industrial, pai e mãe de família, quanto jovem que cumpre sua missão neste mundo. Estes são os santos. A santidade depende do nosso empenho, para deixarmos o mundo um pouco melhor para aqueles que vierem depois de nós."

"Vocação e Missão" foi o assunto da catequese na Paróquia Nossa Senhora da Conceição. "Nós temos perspectiva. É preciso sonhar! O importante é escutar aquilo que o coração inspira e ali te lançares com todas as forças. Aí estará a possibilidade da realização humana, a felicidade, a salvação" (Dom Jaime).

Na Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus, o tema da catequese é "Liturgia e Música". "Liturgia é um serviço que se faz em favor do povo. Tem como objetivo maior, alimentar a sede de comunhão entre o céu e a terra, entre o humano e o divino" (Dom Jaime).

"O outro é uma riqueza!" disse Dom Jaime, na catequese "Afetividade e Sexualidade", na Paróquia Sagrada Família. "Um tema que só pode ser compreendido a partir da experiência do amor. A Igreja defende a integridade da pessoa. Ninguém tem direito de entrar na intimidade do outro sem autorização. A ciência e a tecnologia, por mais que avancem, jamais conseguirão gerar vidas sozinhas!".

A quinta e última temática da Jornada Arquidiocesana da Juventude trata sobre: "Bíblia e Leitura Orante" e acontece na Paróquia do Rosário, bem no centro de Porto Alegre. "A nossa aproximação do texto Sagrado não pode ser marcado pela pressa mas, sim, pelo cuidado, pela minúcia de modo a não perdermos a riqueza da palavra. A partir daí, sermos sal da terra, luz do mundo, fermento na massa (Dom Jaime).

Neste momento os jovens almoçam no local das catequeses e na parte da tarde, a concentração para o “Caminho da Fé” iniciará às 15h, no Largo Glênio Peres, no centro, de onde partem às 16h em direção à catedral. Em 3 pontos do trajeto (Largo Glênio Peres, Esquina Democrática e Praça da Matriz) haverá encenações sobre os temas: Vida Consagrada, Campanha da Fraternidade 2015 e 300 anos de Aparecida.

O encerramento acontecerá na Catedral, às 18h, com missa celebrada pelo arcebispo metropolitano Dom Jaime, e a homilia será por conta do novo bispo auxiliar de Porto Alegre, Dom Leomar Brustolin.

Ainda dá tempo para participar! Corre lá... 

E aí tchê

Subsídios

© 2017 - E aí tchê Site produzido pela Netface